Giro Ipiaú

Entrevista com Edson, prefeito de Jitaúna

GI-Então vamos detalhar essas realizações, a começar pelo setor da Saúde.
 Com toda dificuldade iniciamos o trabalho de soerguimento das quatro unidades de saúde, promovendo obras de ampliação e reforma, além de construirmos uma nova unidade no distrito de Vila Temão. Investimos no Hospital, onde também promovemos reforma da parte física, melhoramos o atendimento. Hoje o hospital conta com um quadro técnico constituído por profissionais bem capacitados. Estamos buscando a aquisição de equipamentos de Raio X, Eletrocardiograma e Ultra-sonografia, para melhorar ainda mais o atendimento.
GI-Na Educação?
Reformamos as escolas já no primeiro ano da administração. Conseguimos adquirir fardamento para os alunos de todas as unidades, obtivemos dois ônibus escolares e melhoramos as condições de transportes dos professores para a zona rural, disponibilizando veículos que os levam para o trabalho e os trazem diariamente para as suas residências, algo que nunca foi feito antes. É importante citar que estamos pagando o teto nacional dos professores e investindo na capacitação dos profissionais de educação, de modo que promovemos a Semana Pedagógica e vamos realizar uma outra capacitação no meio do ano. Também Instalamos as oficinas de capacitação de jovens, tendo os mesmos recebidos fardamentos, alimentação. Essas oficinas geram em torno de 15 empregos para instrutores. É lembrar que mantemos a merendar escolar que conta com a orientação de uma nutricionista. Adquirimos os alimentos junto ao pessoal da Agricultura Familiar. 
GI- Na questão do esporte e lazer da população?
Promovemos os campeonatos de futebol, futsal, colocamos a nossa seleção no Campeonato Intermunicipal , reformamos o Estádio Municipal ,investimos na cobertura e reforma da quadra esportiva do Colégio municipal e contribuímos  com a realização de uma série de outras atividades de esporte e lazer.
GI-Na ação social?
 Temos dado assistência à população carente, mantendo a doação de roupas, agasalhos, alimentos. Implantamos a APAE no município para atender há mais de 40 pessoas, entre crianças e adultos excepcionais.
GI-Transportes e sistema viário?
Temos nos esforçado para garantir a manutenção das estradas, entretanto o período prolongado de chuvas não vem permitindo os avanços pretendidos. Não podemos reclamar da chuva que é benéfica para a agricultura e assim só nos resta esperar uma ocasião mais propicia. Estamos estruturando uma patrulha mecânica que já dispõe de uma retro escavadeira e brevemente contará com mais uma caçamba e uma patrol. O território do município ocupa 290 Km quadrados, com grande parte servida por estradas vicinais. A recuperação e manutenção dessas estradas é tarefa que exige muito esforço e dedicação.
GI-Existem projetos de instalações de unidades industriais em Jitaúna?
O município foi contemplado com uma unidade polivalente de beneficiamento de polpa de frutas, cuja obra será iniciada brevemente e dará condições para a diversificação da agricultura, além da geração de emprego e renda. Também deveremos receber uma indústria de cosméticos. Isso indica um embrião de um polo industrial e consequentemente mais empregos e mais renda. (Giro/José Américo Castro).

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up