Giro Ipiaú

Hospital e Clínica São Roque divulga nova nota com informações sobre o médico infectado com a covid-19

O Hospital e Clínica São Roque divulgou na noite dessa quarta-feira (01/04), uma nova nota com detalhes do caso confirmado da covid-19 em um dos médicos do quadro clínico da unidade hospitalar. Confira:

“Optamos por detalhar a nota de esclarecimento anterior, informando o fato ocorrido, após a prévia autorização do médico confirmado com COVID-19, Dr. João de Souza Andrade Neto. Dr. João Andrade realizou consulta médica, sem a proteção para gotícula (máscara cirúrgica e óculos de proteção), em 16 e 17/03/2020, de um paciente que se tornou caso suspeito COVID-19 apenas em 18/03/2020. No dia 18/03, Dr. João não realizou atendimento médico em nenhuma unidade de saúde. Ao saber da exposição, em 18/03/2020, às 13h, imediatamente o profissional entrou em isolamento domiciliar, protegendo os colegas, familiares e futuros pacientes. Até o momento, permanece em constante e rigoroso isolamento domiciliar desde esta data.

A medida adotada pelo Hospital foi rastrear todos os colaboradores que tiveram contato com este caso suspeito COVID-19 nas datas 16 e 17/03/2020. Identificamos 20 colaboradores, sendo apenas 1 (Dr. João), com risco real de contaminação. Optamos pelo isolamento domiciliar deste e as seguintes medidas aos demais colaboradores: monitorização constante (avaliação sinais vitais 2x/dia), máscara no ambiente de trabalho e domicílio e orientação sobre sinais precoce da doença. Os demais 19 colaboradores permaneceram assintomáticos até o momento, 14 dias após a exposição, prazo máximo do período de incubação.

Com relação aos pacientes atendidos por Dr. João Andrade, coincidentemente na mesma data (16 ou 17/03/2020), foi realizado o rastreio destes. Considerando o período de incubação da doença, mínimo de 2 dias, não existe a possibilidade de transmissão cruzada. De qualquer forma, a partir dos nossos preceitos éticos, estamos fazendo contato e acolhimento destes.

Todas as informações descritas são estritamente verídicas, nos responsabilizamos por elas, e estão escritas da forma mais  esclarecedora possível, visando combater as diversas “desinformações” intencionais de atos criminosos que estão circulando sobre o assunto. Repudiamos notícias falsas, objetivando criar o caos, em uma situação tão crítica que afeta não apenas a comunidade de Ipiaú, mas a toda a humanidade”, finaliza a nota.

Na manhã desta quarta-feira (01), o município de Ipiaú teve o primeiro caso confirmado da covid-19. O paciente, conforme antecipado pela nossa reportagem, foi um médico.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up