Giro Ipiaú

Bahia começa a aplicar segunda dose da Coronavac na segunda-feira (15)

Foto: Reprodução

A Bahia começará a aplicar, na próxima segunda-feira (15), a segunda dose da vacina Coronavac. Os imunizantes contra o coronavírus estão guardados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir desta sexta-feira (12).

Assim como aconteceu na primeira etapa da vacinação, o esquema da segunda dose será iniciado com os profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, no momento da aplicação da primeira dose já foi calculado o prazo para a segunda aplicação da vacina. Ela aconselha que as pessoas procurem os mesmos locais onde foram imunizados na primeira fase.

É necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identificação oficial. “É importante que seja levada a carteira de vacinação, pois é onde está assinalado qual o laboratório fabricante da vacina”, esclareceu a coordenadora.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, destaca que as dificuldades que a Bahia teve no começo do processo de vacinação já foram superadas, pois todos os prefeitos estão colaborando. Ele também cita que a limitação de doses dos imunizantes faz com que seja necessário escolher públicos prioritários.

“Optamos por iniciar pelos idosos com mais idade e de forma gradual aumentar o público”, acrescentou o secretário. O estado vacinou mais de 344 mil pessoas contra o coronavírus desde 19 de janeiro, considerando a primeira dose.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up