Giro Ipiaú

Ipiaú adia retomada das aulas presenciais e iniciará projeto piloto

Foto: Divulgação

Em reunião realizada na manhã da última terça-feira, 25, no prédio da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde de Ipiaú, representada pela titular da pasta, Laryssa Dias, apresentou ao Comitê Municipal Intersetorial de Gerenciamento da Educação, o Projeto Piloto de retomada gradativa das atividades escolares. Na oportunidade, os membros do comitê presentes na reunião votaram, por unanimidade, em favor da aplicação do projeto. Em dezembro do ano passado, o Comitê teve acesso ao protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria para a segurança da comunidade educacional.

Foto: Divulgação

O Comitê Municipal Intersetorial de Gerenciamento da Educação foi criado em outubro de 2020 pela prefeita Maria das Graças Mendonça. O Comitê é formado formado por representantes das secretarias municipais de Educação e Cultura, Planejamento e Administração, Infraestrutura, e Saúde, assim como dos conselhos municipais de Assistência Social da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, além da Vigilância Epidemiológica Municipal, Câmara de Vereadores, APLB/Sindicato, escolas das redes pública e privada, entidades da sociedade civil organizada, Polícia Militar e Ministério Público.

O Projeto Piloto é um estudo que será realizado com um grupo pequeno que será orientado, treinado e monitorado, e servirá de base para a retomada das aulas presenciais futuramente. Será um trabalho minucioso que terá os dados avaliados e apresentados à comunidade em seguida. “Não é um retorno às aulas, é um Projeto Piloto para que no futuro as aulas sejam retomadas”, é o que afirma Laryssa Dias, secretária de Saúde.

Ela explica que para a escola participar do Projeto Piloto tem alguns requisitos que precisam ser cumpridos pela instituição, que passará por inspeção da Vigilância Sanitária para atestar se o espaço está de acordo com o protocolo sanitário para evitar contaminação pelo coronavírus. O protocolo aponta a necessidade de regras de higienização, distanciamento e imunização.

Durante a reunião com o Comitê Intersetorial, a secretária Laryssa Dias fez um breve relato a respeito das condições físicas das unidades escolares de Ipiaú e destacou que nas escolas da rede privada já se verifica adequações quanto às exigências sanitárias da Secretaria Municipal de Saúde.

A participação no Projeto Piloto é facultativa, pois depende da concordância dos pais dos estudantes. Para os alunos que não forem autorizados a participar está assegurado a continuidade das aulas remotas sem prejuízo de acesso ao conteúdo.

Ainda não há uma data para que o Projeto Piloto comece a funcionar, mas as escolas interessadas devem se cadastrar na Secretaria de Saúde. Isso deverá acontecer após uma análise do Ministério Público e do Conselho Municipal de Educação. Outro detalhe é que esse funcionamento está condicionado às determinações dos decretos governamentais. *José Américo Castro – Prefeitura de Ipiaú/Dircom


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up