Giro Ipiaú

Baleias jubarte ‘antecipam’ temporada e começam a chegar no litoral da Bahia

Foto: Reprodução/TV Globo

As primeiras baleias jubarte já começaram a ser vistas no litoral baiano, em seu ritual anual de acasalamento e reprodução na costa brasileira. A espécie viaja da Antártida até o Brasil para se reproduzir e os primeiros indivíduos costumam chegar no mês de maio, e geralmente o espetáculo segue até o mês de novembro. Nesta temporada, mais de 20 mil baleias são esperadas no país.

Elas viajam cerca de dois meses das águas frias para o calor brasileiro em busca de comida e os especialistas atribuem essa antecipação da chegada dos animais às condições climáticas e a oferta de alimentos nas áreas da espécie. “Pode ser reflexo das condições climáticas que estão afetando a oferta de alimentos nas áreas de alimentação delas. Elas podem estar migrando mais cedo por ter falta de alimento nas áreas de alimentação”, explica a bióloga Luena Fernandes.

A ONG Baleia Jubarte, que trabalha para a preservação da espécie, está acompanhando a expedição dos animais pela costa brasileira. Já foram registradas baleias em Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, o principal berçário da espécie. Algumas foram além e já chegaram em Salvador e Praia do Forte, no litoral norte baiano. *Com informações do G1


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up