Giro Ipiaú

Na Mira da Política – por José Américo Castro

Volta a tramitar na Câmara de Vereadores um Projeto de Resolução que visa conceder o título de Cidadão Ipiauense Honorário ao empresário, ex-prefeito e ex-vereador José Andrade Mendonça. A proposta é da autoria do vereador Lucas Louzado -PSD-, mais conhecido como “Lucas de Vavá”. Para que a pessoa não nascida no município seja considerada conterrânea, faz-se necessário, que essa seja ou tenha sido uma benfeitora na comunidade que lhe conferiu tal cidadania. José Mendonça se enquadra neste requisito, pois na condição de ex-prefeito prestou relevantes a Ipiaú. Sendo assim ele é merecedor da honraria. Tudo indica que a aprovação seja por unanimidade.

ANTECEDENTE

A mesma proposta já foi apresentada por Lucas de Vavá na legislatura passada, mas não logrou o êxito desejado. Em sessão realizada na noite do dia 17 de maio de 2018, com a ausência de quatro vereadores e uma abstenção, o plenário da Câmara Municipal de Ipiaú rejeitou por cinco votos contra três (5 a 3) o Projeto de Resolução nº 008/2018, que daria a cidadania ipiauense ao ex-prefeito.

Votaram pela rejeição os vereadores Erivaldo Carlos (Pery), Simone Coutinho, Emerson Fite , Lucas de Jesus  e Jean Kleber. Nenhum deles foi reeleito. Favoráveis à aprovação do projeto se posicionaram os vereadores Claudio Nascimento -PSD-, Josenaldo de Jesus (Jô da AABB)  e “Lucas de Vavá”. A abstenção se deu por intermédio do vereador Robson Moreira, então filiado ao DEM-. Não compareceram à sessão, com as devidas justificativas, os vereadores José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos), Orlando Santos, San de Paulista e Andréia Novaes.

EM APOIO À BOLSONARO

Na última terça-feira, 7 de setembro, alguns ipiauenses estiveram participando, em Brasília e São Paulo, das manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Dentre eles marcou presença no ato público da Avenida Paulista, o empresário e presidente do Diretório municipal do Partido Liberal -PL-, Robson Cardoso. Na campanha eleitoral de 2020, ele foi candidato a vice-prefeito de Ipiaú, pela coligação “Nossa Força é o Povo”, encabeçada pelo ex-prefeito Deraldino Araújo -DEM-.

SOBRE A CARREATA  DO DIA SETE

Do arquiteto urbanista Elson Andrade a seguinte analise: “Estive trabalhando até a meia noite desta terça-feira, e só vi agora nos sites da região…É incrível como as pessoas de dentro do labirinto não enxergam nada mesmo (a saída).Ver os carrões na passeata pro Bolsonaro, deste (07/209/21) numa economia rebocada pelo governo federal, via auxílio emergencial, Bolsa Família (com promessa de sequestro de orçamento de outras áreas para ampliar ainda mais a dependência econômico-eleitoral) e falsas aposentadorias do INSS… É de chorar… o tamanho da estupidez e desinformação, do nossos pseudos chabichões locais”. Em tempo: Elson é natural de Ipiaú e reside em São Paulo.

RUA JOANITO

O saudoso político João Rocha Sales (Joanito da Gráfica), emprestará seu nome para a denominação de uma das ruas de Ipiaú. Articulação neste sentido vem sendo feita pelo vereador Ivonilton do Bairro Novo -PP-. Trata-se de uma justa homenagem a um cidadão que amava este município e com muito humor valorizou o processo democrático local. Com o slogan: “A Máquina Pra Governar Ipiaú”, Joanito se lançou candidato a prefeito de Ipiaú na campanha eleitoral de 1982. Foi o menos votados dos três candidatos que disputavam o cargo, mas imprimiu, definitivamente, seu nome no folclore político da cidade.

LARYSSA DIAS

Comenta-se nos bastidores da política local que o nome da secretária de Saúde, Laryssa Dias, vem sendo cogitado para concorrer à sucessão da prefeita Maria das Graças. Trata-se de uma excelente profissional, com grande capacidade de gestão. Apesar do pouco tempo de atuação neste município, Laryssa já conquistou a simpatia de significativa parcela da população. Um bom observador percebe que é cada vez mais frequente a presença dela nos atos públicos da prefeita. Os mais desconfiados arriscam dizer da possibilidade de um “balão de ensaio” que em política pode ser interpretado como a tática de lançar uma ideia ou sugestão para avaliar a possibilidade de chegar ao pretendido.

PUBLICAÇÃO

O artigo “Vigilância Sanitária orienta e certifica pequenos agricultores”, da médica veterinária Vanessa Sampaio Fonseca, foi publicado no livro eletrônico “Saúde Coletiva: Face a face com a interdisciplinidade”, da ATENA Editora. Vanessa coordena a Vigilância Sanitária do município de Ipiaú e tem se destacado por um excelente trabalho no setor.

NIVER DE VANEIDE

Nessa quarta-feira, 8 de setembro, a Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Ipiaú (AFPMI)  esteve celebrando o aniversário de uma das suas mais dedicadas servidoras. Vaneide Moreira Santana foi muito felicitada, teve direito a bolo e ao carinho das colegas de trabalho, mostrando assim o quanto é querida e poderosa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up