Giro Ipiaú

Como criar um e-commerce de sucesso durante a pandemia: 5 dicas infalíveis!

Foto: Pixabay

Durante a pandemia de Covid-19, mudanças e adaptações foram necessárias para se desenvolver e sobreviver ao novo normal que foi imposto por todas as medidas de restrições necessárias. O comércio virtual foi uma alternativa muito atraente para esse setor, pois pode apostar suas vendas neste novo método e se sobressair com lucros.  

O que é e-commerce ?

E-commerce é uma abreviatura de electronic commerce que traduzida para o português significa comércio eletrônico ou comércio virtual. É uma espécie de comércio que não envolve a venda presencial e é feita pela internet.

Como criar um e-commerce

Planejamento

O seu e-commerce precisa ser planejado antes de tudo, pois é uma forma de investimento e possui demandas e gastos.  Ter um objetivo em mente facilitará os caminhos a serem seguidos, pois será possível estipular e alocar os próximos passos de forma organizada e coerente.

Durante a fase de planejamento, é importante escolher um mercado para atuar. Atualmente, existem diversos mercados na internet que permitem o uso de um e-commerce, como:

  • Vestuário;
  • Entretenimento;
  • Educação;
  • Sexshop;
  • Alimentação.

Cada um desses mercados possui diversos produtos com os quais você pode trabalhar, mas antes de decidir qual o melhor mercado para você é importante se planejar.

Além do planejamento de mercado, é importante calcular todos os gastos nessa etapa, então é primordial ter uma base de quanto é o capital inicial e quanto será preciso durante o processo inicial, ter uma reserva de emergência que constitui também manter-se enquanto não há lucros gerados. Esse passo é que delimita os próximos procedimentos, pois a realidade financeira é o principal fator para levar em consideração. 

Plataforma

É o coração e o cérebro do seu negócio, pois é onde está tudo sobre o seu negócio, é meio que os consumidores terão para conhecer os seus produtos e conseguir adquiri-los. A loja virtual precisa ter todo o suporte necessário para uma venda e para todo atendimento necessário ao cliente. 

Quanto mais detalhada a sua plataforma, mais ela conseguirá atender as demandas do mercado consumidor, pois este encontrará todas as informações que precisa sobre o que deseja.  

Forma de pagamento

A sua plataforma precisa disponibilizar as formas de pagamento para o cliente, quanto mais opções, mais compradores irá atrair, pois ter o meio ideal da forma de compra é o que decide se o consumidor ficará ou não com aquele produto. 

Entre as formas de pagamento podemos citar: os boletos, os cartões de crédito e débito, pix ou até mesmo transferências.

Deve pesquisar as mais seguras e passar essa confiabilidade para as pessoas que acessam sua loja online. Isso trará credibilidade e, consequentemente, mais clientes.  

Segurança

Investir em um sistema com segurança gera mais despesas, mas é fundamental para garantir a qualidade do seu atendimento e forma de venda. Com isso, seu site será procurado por esse benefício.

Entre as diversas ferramentas de evitar fraude, é preciso investir pelo menos nas principais, como: a verificação da validade do código de segurança de cartões, rastreamento dos produtos pelo correio, comparar os endereços do cartão com os do destinatário do produto e até estipular o risco do percurso do objeto.  

Conteúdo

O conteúdo da sua plataforma precisa estar de acordo com os produtos e serviços que você oferece. Deve conter o máximo de detalhamento e informação sobre os itens. Quanto mais descrição os produtos estiverem, mais seguro o cliente estará para comprar e não vir com erros.

Logística

Ter uma gestão de logística é uma forma de ter um feedback dos seus compradores, isso também gera mais credibilidade para seu site.  É importante vedar transportadoras que entreguem e atendam suas demandas. 

Marketing

As estratégias de marketing estão crescendo cada vez mais, por isso é essencial apostar nessa alternativa para obter lucros e estudar seu mercado consumidor.

É uma forma de propaganda que vem trazendo grandes resultados e lucros para os clientes. 

5 dicas infalíveis para um e-commerce de sucesso

Desenvolva uma plataforma prática e intuitiva 

A internet veio para facilitar a vida dos usuários, por isso seu site deve seguir isso, sendo prático, simples e ajustavel. Uma plataforma prática vai te ajudar a cativar o interesse dos clientes, e consequentemente aumentar as vendas do seu negócio

Conte com uma landing page atraente

A landing page é a porta de entrada da sua loja virtual. Por essa razão, ela deve estar organizada e conter todas as informações necessárias.

Use imagem claras 

A satisfação dos seus consumidores depende muito de como eles interpretam as imagens do produto, e o produto que eles realmente recebem. Sabendo disso, utilize imagens claras dos produtos que você está vendendo. Isso vai ajudar a dar aos consumidores uma sensação de honestidade por parte da sua loja.

Garanta uma entrega rápida e discreta

A satisfação dos consumidores está muitas vezes relacionada com o tempo de entrega do produto e a qualidade dessa entrega. As pessoas não gostam de receber seus produtos depois de uma longa espera. Por essa razão, muitas empresas optam por um serviço de entregas particular.

Também é importante tomar cuidado com a discrição. Muitas vezes as pessoas compram os produtos através da internet para evitar que outros saibam o que elas estão comprando. Se este for o caso, certifique-se de não deixar nenhuma informação sobre seu produto exposta na embalagem.

Técnicas de SEO

As técnicas de SEO contribuem para a otimização das buscas, investir nessa alternativa alavancará os acessos ao seu site. Essa é sem dúvidas uma das melhores maneiras de criar um e-commerce de sucesso.

Fiquem ligados e acompanhem mais conteúdos como esse no nosso site.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up