Giro Ipiaú

A importância de uma boa alimentação para jogadores de e-sports

Foto: Reprodução

Cada dia que passa, jogadores de e-games ficam mais tempo na frente das telas e equipamentos eletrônicos, esquecendo-se da importância de se alimentar bem. 

Muitas das consequências da Covid-19 só serão sentidas em sua máxima intensidade daqui há algum tempo. A realidade da pandemia se impôs sobre o mundo de uma forma que ninguém poderia imaginar. Muita coisa mudou: o jeito que trabalhamos, consumimos, nos divertimos, planejamos a vida.

Algumas coisas, porém, já podem ser mensuradas. Uma delas é o impulsionamento que os jogos online tiveram nos últimos meses. Uma pesquisa realizada no Brasil aponta que em 2021, 75% dos gamers afirmam estar jogando muito mais do que antes.

E isso tem uma série de impactos que devemos estar atentos. Por isso, hoje, falaremos sobre uma questão crucial: os cuidados que os jogadores de jogos online devem tomar em relação à alimentação.     

Atenção ao tempo gasto nos jogos!

A expansão dos jogos online no Brasil pode ser observada pelas mais variadas modalidades de jogos disponíveis e pelas muitas plataformas online que disputam a atenção da massa de jogadores.

Seja o poker online, Fortnite, League of Legends, Counter Strike, FIFA ou outro jogo, normalmente os jogadores que procuram competir passam mais de 12 horas por dia na frente das telas. Esse dado é alarmante. 

Um dos riscos desse tempo de exposição aos jogos é uma predisposição aos esforços repetitivos, que podem causar dores crônicas. Outro risco é o sedentarismo. Muitos jogadores, por estarem imersos nas atividades, se descuidam de praticar os exercícios físicos e se alimentar adequadamente.

Afinal de contas, aparentemente é muito mais fácil consumir guloseimas e alimentos processados que compramos já prontos pelos apps e supermercados. 

Por isso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar nesse quesito.     

Dicas para uma alimentação mais saudável

A alimentação é uma parte muito importante que interfere diretamente no próprio desempenho dos jogadores nas competições. Uma alimentação saudável é o combustível ideal para se dar bem nos e-games.

O gasto calórico é muito alto, mesmo que não exista um grande esforço físico. Os carboidratos ricos em fibras são excelentes opções para servirem de base para alimentação. Isso porque as fibras beneficiam o intestino que, por sua vez, ajuda o cérebro a funcionar melhor. 

Legumes, frutas, verduras e cereais são muito essenciais.

As proteínas, por sua vez, ajudam a reparar os tecidos e a amenizar a perda de massa muscular. Se você não come proteínas animais, como carnes, leites e ovos, ajuste essa necessidade com um nutricionista. Para melhorar sua aprendizagem e sua concentração, os peixes são ótimos, uma vez que fornecem o valioso Ômega 3. 

Não podíamos deixar de mencionar que a desidratação é um grande perigo, pois não é raro se esquecer de beber água quando passamos muito tempo concentrados nos jogos. 

Pequenas mudanças que podem fazer a diferença

Diante de tudo o que foi mencionado, vale a pena ressaltar que melhorar a alimentação durante o período que dedicamos a jogar não precisa ser algo doloroso e difícil. Por isso, vamos indicar algumas pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença em sua alimentação:

Faça vitaminas de frutas, com leite, cereais e até mesmo suplementos proteicos (caso sejam recomendados pelo nutricionista). 

Procure se adaptar a tomar café sem açúcar. Uma dica boa para isso é ir, aos poucos, diminuindo a quantidade de açúcar para ir acostumando o paladar. 

Procure montar lanches rápidos para serem consumidos ao longo do dia, como pães de queijo e pequenos sanduíches. Ter barrinhas de cereal sempre por perto também é uma boa opção.

No almoço, procure sempre montar pratos coloridos, com quantidades equilibradas de legumes, vegetais, carboidratos e proteínas.

Consuma castanhas (nozes, castanha de caju, amendoim, castanhas do Pará, macadâmia e outras) ao longo do dia. Além disso, coma frutas (pelo menos duas diferentes por dia). 

Tome um bom iogurte antes de dormir. 

Conclusão 

Uma mudança de hábitos alimentares não é nem mesmo uma opção para boa parte dos brasileiros – é uma necessidade. Muitos homens e mulheres, independente da idade, apresentam sérios problemas de colesterol alto, glicose e pressão e, um dos motivos para isso, é comer mal. 

Para os jogadores de poker online e outros e-games, estar atento à alimentação pode ser a saída para não cair no sedentarismo e no sobrepeso. Por isso, siga nossas dicas e procure se informar melhor sobre hábitos alimentares saudáveis. Faça isso enquanto há tempo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up