Giro Ipiaú

Jequié: MPT destina R$ 45 mil ao Cerest após solicitação do coordenador

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia destinou RS45 mil ao Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município de Jequié, sudoeste baiano. O valor é proveniente de ações judiciais e termos de ajuste de conduta do MPT. A quantia destinada deve ser utilizada, exclusivamente, para a aquisição de equipamentos que fortaleçam as ações do Cerest. Além de Jequié, mais 25 municípios são beneficiados com a atuação do Centro.

A solicitação foi feita pelo coordenador do órgão, Dillas Souza Santos. “Assumi a coordenação em janeiro de 2021 e infelizmente as condições que encontramos eram péssimas em todos os sentidos. A gestão municipal atual priorizou o Cerest, contratou diversos servidores, nos ofereceu todo o apoio possível para a realização das ações do serviço e está prevista a reforma da sede do órgão nos próximos meses, a última reforma foi há mais de 10 anos, o MPT/TRT da 5° região atendeu ao nosso pedido, Jequié e mais 25 municípios serão beneficiados com o fortalecimento do Cerest, agradeço aos procuradores (as), aos assessores (as), ao prefeito do município de Jequié, Zé Cocá, e à secretária municipal de saúde, Polliana Leandro, a qual não tem medido esforços para nos apoiar” declarou o coordenador.

Um componente estratégico na rede de atenção à saúde dos municípios brasileiros, o Cerest, que também atua na inspeção de ambientes e processos de trabalho em parceria com o MPT, tem como uma de suas atribuições prestar apoio técnico especializado em saúde do trabalhador às equipes técnicas do SUS, orientando suas práticas de atenção à saúde. O objetivo é identificar a relação do adoecimento com o trabalho e desenvolver ações de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde dos trabalhadores nos territórios onde o Cerest está localizado.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up