Giro Ipiaú

Faixa com nome ‘Praça dos Orixás’ é colocada no Loteamento Bom Jardim

Foto: Redes Sociais

Aproximando-se o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data que homenageia a luta de Zumbi dos Palmares contra a escravidão e celebra a Consciência Negra, expressão que designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si mesmos e também representa a luta contra a discriminação racial e a desigualdade social, incluindo aí a intolerância religiosa.

É nesse ensejo que os adeptos das religiões de matriz africanas, insistem em manter o nome de “Praças dos Orixás”, no logradouro que a Prefeitura Municipal construiu no loteamento Bom Jardim, bairro Euclides Neto. Nesse domingo, 14, uma faixa reafirmando essa vontade foi instalada no local.

A manifestação também pode ser interpretada como um um ato de resistência contra a decisão da Câmara Municipal em rejeitar o projeto de lei do vereador Ivonilton Oliveira – que buscava oficializar tal denominação (lembrar matéria). Ivonilton é de convicção religiosa evangélica, mas entende que o estado é laico e que a vontade da população deve ser respeitada.

Até então nenhuma outra proposta de denominação ao espaço foi apresentada na Câmara. A tendência é de que o mesmo continue popularmente conhecido como “Praça dos Orixás” e assim contribua para resgatar, valorizar e celebrar a herança e a tradição dos antepassados negros que ajudaram a construir o Brasil, a Bahia e consequentemente a cidade de Ipiaú. (Giro Ipiaú)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up