Giro Ipiaú

Maria nomeia secretária para comandar a Pasta da Infraestrutura

Em substituição ao engenheiro Rodrigo Matos que pediu afastamento do cargo no último dia 29 de outubro, a prefeita Maria das Graças nomeou para exercer a titularidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a administradora de empresas Andrea Rebouças Carôzo Suzart. A nomeação foi oficializada através do decreto 6.100, assinado no dia 17 de novembro. O ato foi publicado no Diário Oficial do Município. Com Andrea somam cinco mulheres no primeiro escalão do atual governo municipal.

Andrea Suzart, 33 anos, já estava integrada na equipe da prefeitura de Ipiaú, onde vinha exercendo o cargo de Diretora de Transportes. Ela é graduada pela Faculdade Social da Bahia e faz pós-graduação em gestão pública. Tão logo assumiu a pasta da Infraestrutura, Andrea tratou de se reunir com as equipes de engenharia, planejamento e de base, para traçar estratégias que visam a continuidade dos serviços e a implantação de programas que venham atender as demandas da população.

Contas de Maria

A Câmara Municipal de Ipiaú votará brevemente o processo do Tribunal do Contas dos Municípios ( TCM) relativo ao parecer favorável às contas anuais da Prefeitura Municipal referente ao exercício de 2019, sob a responsabilidade da prefeita Maria das Graças César Mendonça. O TCM , em seu Parecer Prévio, opina pela aprovação, porque regulares, porém com ressalvas, das referidas contas.

Cidadã ipiauenseA professora Maria da Conceição Moreira de Mesquita, carinhosamente chamada de Ciça Mesquita, é mais nova cidadã honorária de Ipiaú. O título lhe foi outorgado pela Câmara Municipal, através de uma indicação do vereador Robson Moreira, presidente da casa. Natural de Salvador, mas residindo em Ipiaú há muitos anos, ela tem dado boa contribuição para a educação e cultura local. Graduada em pedagogia, pós graduada em psicopedagogia, empresária, diretora da Educar, empresa que trouxe vários cursos de graduação e pós-graduação para esta cidade, promoter de badalados camarotes nas festas juninas da região, além de uma das fundadoras do famoso bloco Piu Piu, Ciça escreve seu nome na história ipiauense. Atualmente ela é coordenadora da ouvidoria e coordenadora de humanização do Hospital Geral de Ipiaú. Seus três filhos: Iury, Iago e Igor Mesquita são nascidos e criados em Ipiaú, o que legitima ainda mais a honraria recebida.

Comissão Provisória no PSDDe acordo com Certidão da Justiça Eleitoral a nova Comissão Executiva Provisória do Partido Social Democrático -PSD- em Ipiaú se encontra assim constituída: Presidente – Matheus Santana Menezes; Vice-Presidente – Lucas Louzado dos Santos; Secretário Geral – Flávio Costa Santana; Primeiro Tesoureiro – Domingos Santos Souza; Segundo Tesoureiro – Edla Guimarães de Santana Almeida; Vogais – Claudio Manoel Costa Nascimento e Naciel Ramos dos Santos. Em tempo: A referida comissão foi validada no dia 20 de outubro deste ano. O novo presidente do PSD, Matheus Menezes, é uma jovem liderança com grande potencial de crescimento na politica ipiauense.

Em conversa com o PSBAinda sem partido, o vice-prefeito Cezário Costa pretende um ingresso no Partido Socialista Brasileiro -PSB-. Egresso do PSD, agremiação que presidiu até recentemente, Cezário já esteve conversando com a deputada Lidice da Mata, e teve um longo papo, no último domingo, 21, com dirigentes locais da social-democracia. Se o namoro evolui pra casamento “são outros quinhentos”.

CPI dos RespiradoresO Deputado Sandro Regis (DEM) participou nesta terça-feira ( 23) da CPI da COVID no Rio Grande do Norte, que está investigando o escândalo dos respiradores. O dinheiro foi pago pelo governo e os respiradores nunca foram entregues, gerando um prejuízo milionário para o estado da Bahia.

Gestão positiva em UbatãA aprovação da gestão do prefeito Tinho (PSB) é de 80% de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Sócio Estatística, do conceituado sociólogo Agenor Gasparetto. A pesquisa foi realizada no último dia 06 de novembro com 412 pessoas em todas as localidades do município. Em seu parecer, destacou Agenor Gasparetto: “Mantendo esse patamar avaliativo, o prefeito reúne condições objetivas e seguirá com viabilidade política”, informou o site Ubatã Notícias

Beliscando votos em IpiaúConsiderado um dos mais influentes e longevos políticos do Brasil, o deputado federal Paulo Magalhães -PSD- está querendo voltar a beliscar votos em Ipiaú. Três dos atuais vereadores deste município estão se aproximando dele e o leque pode se abrir com outros apoios. O ex-prefeito Miguel Coutinho foi uma das primeiras portas de entrada nesta cidade para o parlamentar “carlista“. Pelo andar da carruagem o candidato da prefeita à Câmara Federal Perderá significativa fatia do bolo eleitoral de Ipiaú.

Alipinho no RochaO empresário Alipinho continua percorrendo municípios baianos com o intuito de sedimentar a sua candidatura a deputado federal. Recentemente ele esteve em Barra do Rocha, prestigiando um Bolão de Equiprovas. O evento contou com apoio de empresas do pré candidato e foi organizado pelos jovens Anderson Rã e Lauro Elisio (ex-vereador e um dos pioneiros a abraçar projeto do Gordinho). Na oportunidade, além das homenagens recebidas pelos organizadores do evento, Alipio foi ovacionado pelo público presente.

Reatando a amizadeA velha amizade do ex-prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio -PP-, com o deputado estadual Sandro Regis-DEM- parece que foi reatada, após um bom tempo de distanciamento entre ambos. Um registro fotográfico do saudável acontecimento abriu espaços para especulações de que a coisa pode evoluir para uma aliança no campo político. Nada definido, por enquanto. Marcos ainda não declarou rompimento com o deputado Eduardo Sales, embora já tenha rompido com a prefeita Ana Clea que também apoia este parlamentar. O certo é que Sandro Regis, com toda a sua refinada gentileza expressou felicidade pelo reencontro com o ex. “A vida me deu a oportunidade de refazer amizade com um amigo de minha família, o ex-prefeito Marcos Aurélio, da minha querida Ibirataia”, assegurou o líder da oposição na Assembleia legislativa.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Coluna

Duas chapas concorrerão às eleições da OAB-Ipiaú

12 de outubro de 2021 às 13:24
Coluna

Coluna Na Mira da Política - por José Américo Castro

28 de setembro de 2021 às 14:40
Coluna

Na Mira da Política - por José Américo Castro

8 de setembro de 2021 às 16:00
Coluna

Artigo: Os “Donos do Mundo”

3 de setembro de 2021 às 17:49
Scroll Up