Giro Ipiaú

Ibirataia: Delegada divulga balanço de ocorrências no município e faz alerta para os crimes de estelionato

Foto: Giro Ipiaú

A delegada de Ibirataia, Alessandra Pimentel, em entrevista ao GIRO, divulgou o balanço do índice de violência nos sete meses em que se encontra como titular da Delegacia Territorial do município. Nesse período foram encaminhados à Justiça quase 80 inquéritos policiais.

Homicídios e atentados

Conforme a delegada, foram registrados dois assassinatos e três tentativas de homicídios, todas elucidadas. Alessandra ressaltou que a maioria dos crimes tem ligação com a disputa de tráfico de drogas entre integrantes de duas facções instaladas no município. Dos crimes citados contra a vida, apenas um homicídio não tinha relação com o tráfico de entorpecentes.

A delegada ainda ressaltou a importância de uma participação maior da população na parceria com a Polícia para combater o crime. “Para gente chegar a esses autores (suspeitos dos crimes) faz-se necessário que haja uma participação maior da comunidade. Porque a própria comunidade conhece os problemas dela. Mesmo que a pessoa não queira fazer essa denúncia de forma presencial, pode fazer através do disk 100. Mas faz-se necessário que essas denúncias venham até a gente para que possamos chegar e elucidar os crimes”, comentou Alessandra.

Violência doméstica e furtos

De acordo com o balanço da delegada da Polícia Civil, os crimes de violência domésticas são os mais registrados na delegacia. Destaca-se em segundo, os crimes de furtos, especialmente de celulares. “A gente pede que as pessoas que tenham seus aparelhos celulares que tenham a nota fiscal e o IMEI do aparelho para que a gente consiga chegar ao autor do furto ou receptador e recuperar esse bem”, orienta a delegada.

Crime de estelionato

Doutora Alessandra ainda fez uma ressalva para o crescimento durante a pandemia dos registros de vítimas dos crimes de estelionato, especialmente os que simulam empréstimos bancários. “Eu sempre falo que se você está precisando de dinheiro, você não tem que dar dinheiro para receber o empréstimo, pelo contrário. Então você tem que ter muita cautela com essas negociações. Não depositar nenhum dinheiro para ninguém quando você está fazendo uma transação de empréstimo, isso não existe. A mesma coisa é em relação as compras pela internet. Tem que ter cuidado, saber se o site é seguro, e se você está negociando com uma empresa não deve fazer um pix em nome de pessoa física… se houver uma facilidade muito grande, se o valor desse bem for menor do que realmente vale no mercado, tenha cuidado porque você pode está caindo em um golpe”, alertou a delegada.

Nova delegacia

A titular da Delegacia Territorial de Ibirataia informou ainda que está com uma expectativa muito positiva em relação ao próximo ano, inclusive com a real possibilidade da construção de uma sede própria para a Polícia Civil. “Tudo indica que Ibirataia será contemplada com uma nova sede e a gente espera realmente que isso aconteça”, comentou.

Inquéritos 

A delegada Alessandra Pimentel ainda enfatizou que em 2021 foram encaminhados à Justiça cerca de 80 inquéritos policiais. “As vezes uma parte da população acha que a gente não trabalha, mas temos o nosso compromisso como servidor público em servir a comunidade”, finalizou a delegada acrescentando que as portas da delegacia estão sempre abertas para atender as demandas da comunidade. (Giro Ipiaú)

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up