Giro Ipiaú

Nem todas as dores são curadas com remédios; psicólogo Matheus Oliveira explica

Foto: Rick Andrade

Psicoterapia: o acompanhamento que preza pela saúde mental pode beneficiar qualquer pessoa dificuldades emocionais. Mas, porque fazer terapia? A terapia pode ajudar a melhorar os sintomas de muitos problemas de saúde mental. Nela, as pessoas aprendem a lidar com diversas situações e conflitos internos, aprendem a enxergar a vida de outra forma e são ensinadas a conquistar independência emocional e a alcançar o autoconhecimento, melhorando, assim, a autoestima como um todo.

Desse modo, essas habilidades perduram após o término da terapia e o paciente continua progredindo, tornando menos provável que precise retornar às sessões. A terapia, também chamada de psicoterapia ou aconselhamento, é o processo de encontro com um terapeuta/psicólogo (a) para resolver comportamentos problemáticos, crenças indesejadas, sentimentos e questões de relacionamento.

Começar a terapia pode ser um grande passo para ser a versão mais saudável de si mesmo e viver a melhor vida possível. Por meio da terapia, você pode mudar comportamentos e hábitos autodestrutivos, resolver sentimentos dolorosos, melhorar seus relacionamentos com as pessoas a sua volta e com você mesmo.
Embora ninguém possa dizer exatamente como será o seu processo de terapia, em todos os modelos você estabelecerá metas e determinará com o psicólogo as etapas que executará para chegar lá. Seja na terapia individual, em grupo ou familiar, seu relacionamento com seu terapeuta é confidencial e se concentra não apenas no conteúdo do que você fala, mas também no processo e na forma.
O processo terapêutico – que é como você compartilha seus sentimentos e experiências – é considerado tão importante quanto as questões ou preocupações específicas que você compartilha na terapia.

O que é Terapia?

A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.
Guiada por um profissional da Psicologia devidamente capacitado, a terapia envolve a examinação e obtenção de insights sobre as escolhas de vida e as dificuldades enfrentadas por indivíduos, casais ou famílias.
As sessões de terapia referem-se a reuniões estruturadas entre um psicólogo licenciado e um paciente, com o objetivo de melhorar algum ou todos os aspectos da vida.
Dessa maneira, a terapia abrange muitos tipos de tratamento e é praticada por vários médicos, utilizando uma variedade de estratégias.
O aspecto crítico é que o paciente trabalha em colaboração com o terapeuta, e pode identificar melhorias e mudanças positivas ao longo do tempo, afinal, a maioria das terapias de uso amplo foi bem testada e considerada eficaz.
Embora a princípio possa parecer difícil procurar terapia – especialmente para pessoas de baixa renda, que não possuem recursos para custear as sessões e nem ferramentas e contatos suficientes para achar um terapeuta – os benefícios de uma terapia bem-sucedida mudam vidas.
Assim, após entender um pouco mais sobre porque fazer terapia, você pode eleger a modalidade de atendimento que seja melhor para a sua programação e entrar em contato conosco. Além do site, também é possível marcar o seu atendimento ligando para (73) 98817-7680 ou enviando um WhatsApp. Realizamos terapia online e presencial!

Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up