Giro Ipiaú

Saúde mental dos brasileiros piorou e especialista chama a atenção para o problema

Psicólogo Matheus Oliveira

Ao iniciar este novo ciclo, surgiu também a importância no mês de janeiro de iniciar com a campanha Janeiro Branco, que tem a proposta de voltar os olhares do mundo para o que se passa na cabeça de cada um de nós. O objetivo da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

A iniciativa também visa desmistificar os muitos tabus que envolvem o tema. A razão pela qual o mês de janeiro é o escolhido para a realização da campanha se deve ao fato de, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. É como se “em uma folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas possam ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

O início de um novo ciclo normalmente nos lembra da possibilidade de mudança de hábitos e comportamentos, isso pode acontecer em qualquer época de nossas vidas, mas os períodos que marcam fechamento e reinício tendem a ter esse impacto mais demarcado. Iniciamos um novo ano, cheios de esperanças mas ainda carregados de lembranças de um problema que ainda persiste.

O intuito da terapia é tratar problemas emocionais, comportamentais e psicológicos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente.

De forma equivocada, muitas pessoas ainda acreditam que a terapia é voltada apenas para o tratamento de “loucos”. Além de revelar preconceito, essa afirmação indica falta de conhecimento sobre o tema. Na verdade, o tratamento psicoterapêutico é um ótimo meio de compreender nossos sentimentos e comportamentos enquanto seres sociais que somos.

Acesse o link e saibam mais https://psicologomatheus.blogspot.com/p/voce-ja-se-sente-muito-sobrecarregado.html?m=1


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up