Giro Ipiaú

Com crescimento de casos da Covid, Secretaria de Saúde reforça importância dos protocolos sanitários

Foto: Divulgação

IPIAÚ – Com novas variantes, os casos de covid-19 voltam a crescer em todas as regiões do Brasil. Em Ipiaú não seria diferente. Apesar de todas as medidas preventivas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e demais setores vinculados à pasta, já foram registrados 104 casos ativos da doença nesta cidade. A variante ômicron é a dominante na maioria dos casos.

A presença de casos ativos indica que o vírus voltou a circular e isso requer mais cuidados, pois pessoas que estão contaminadas transmitem o vírus para outras pessoas, configurando assim um efeito multiplicador.

Diante dessa situação preocupante a secretária Laryssa Dias recomenda o cumprimento dos protocolos indicados pela Anvisa, ou seja, o uso de máscaras, lavar as mãos constantemente, utilizar álcool em gel, evitar aglomerações e manter o distanciamento. O crescimento das pessoas contaminadas pode sobrecarregar o sistema de saúde, já que atinge pacientes indiscriminadamente.

Para que isso seja evitado a Vigilância Sanitária Municipal vem realizando, diariamente, um intenso trabalho de fiscalização nos diversos estabelecimentos comerciais e orientando a população a adotar medidas preventivas contra a covid-19 e outras doenças transmissíveis. A ação da Vigilância Sanitária também objetiva prevenir, diminuir e eliminar riscos à comunidade.

A vacinação e a testagem prosseguem. Já foram imunizadas 352 crianças na faixa etária de 05 a 11 anos de idade, incluindo aquelas com comorbidade e com deficiência permanente. No ato da imunização é necessária a presença do responsável legal pela criança. Inúmeros adultos foram e continuam sendo vacinados. 7.502 mil receberam a terceira dose do imunizante. A testagem prossegue na Unidade de Saúde Elvidio Santos.

A luta tem sido intensa e constante, mas se faz necessário um maior engajamento da sociedade. É necessário a participação de todos, cumprindo os protocolos recomendados, para minimizar os danos gerados pela pandemia do novo coronavírus e o número de casos da doença. *José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up