Giro Ipiaú

Atlantic Nickel realiza Simulado de Emergência da Barragem nesta sexta-feira (06)

A Atlantic Nickel, empresa que produz e exporta níquel sulfetado no município baiano de Itagibá, realizará o Simulado de Emergência da Barragem Santa Rita nesta sexta-feira, 06 de maio de 2022, às 10h. Trata-se de uma ação programada, em caráter educativo, com objetivo de avaliar o desempenho do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação nacional que regulamenta o setor.

“O evento de simulação de emergência é uma ação de treinamento de segurança, e deve ser encarado com atenção e tranquilidade pelos moradores no entorno da Mina Santa Rita”, orienta Wéverton Alonso, Coordenador de Barragem da Atlantic Nickel.

Seguro e organizado, o simulado de emergência é feito em conjunto com a Defesa Civil do Estado da Bahia, envolvendo órgãos públicos e comunidades nas cidades de Ipiaú, Itagibá, Gongogi e Barra do Rocha e tem a finalidade de orientar os moradores, e também os empregados da empresa, sobre as práticas corretas durante a ocorrência de uma eventual emergência. A ação é importante para que as pessoas conheçam os protocolos e fiquem informadas em relação à segurança nos locais onde moram.

A realização do simulado faz parte da série de requisitos cumpridos à risca pela Atlantic Nickel, que possui uma das barragens mais seguras do país, construída por meio de alteamento, no método a jusante. A Barragem Santa Rita opera permanentemente dentro dos padrões de normalidade, sem qualquer alteração no nível de segurança, e é monitorada por equipes altamente especializadas.

Em fase preparatória ao Simulado de Emergência da Barragem Santa Rita, a Atlantic Nickel cumpriu uma série de etapas de integração social com realização de reuniões, visitas e capacitações entre a empresa, órgãos públicos e comunidades no entorno. Além da colaboração de moradores, o evento de simulação tem a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, prefeituras e secretarias dos municípios envolvidos.

O simulado

No dia 06 de maio, o simulado de emergência começa a partir do acionamento de sirenes, quando os moradores das chamadas Zonas de Autossalvamento (ZAS), devidamente sinalizadas, devem se dirigir ao ponto de encontro mais próximo. Haverá equipes de apoio da Atlantic Nickel em cada um desses pontos e em locais estratégicos das ZAS. Essas equipes são devidamente treinadas para dar todo suporte necessário aos moradores.

As Zonas de Autossalvamento (ZAS) incluem a zona rural de Gongogi, comunidade de Tapirama, zona rural de Barra do Rocha e zona rural de Itagibá.

A realização do simulado testa situações importantes, como a eficiência das sirenes e do sistema de alertas, monitoramento do tempo de deslocamento das pessoas até os pontos de encontro, prazo para evacuar toda a área e a clareza da comunicação feita através das placas de sinalização instaladas.

Os moradores que não residem nas áreas de ZAS devem permanecer em suas residências durante todo exercício do simulado.

Como medida preventiva, durante a execução das atividades, haverá interdição temporária do trânsito de veículos em algumas vias, conforme definição das autoridades públicas competentes. Toda a ação do simulado tem duração estimada em uma hora e meia.

Tendo a segurança como principal valor, a Atlantic Nickel trabalha continuamente em prol da segurança e bem-estar dos seus empregados, contratados e as comunidades que nos acolhem.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também