Giro Ipiaú

Dia das Mães aquece mercado e mantém promoções durante todo mês

Foto: Reprodução/Pixabay

O Dia das Mães de 2022 foi marcado por uma boa notícia para os comerciantes. De acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado, a data registrou 18,1% a mais de vendas em relação às de 2021. No e-commerce o aumento foi de 20%, enquanto as lojas presenciais tiveram 5% números melhores. Por conta da pandemia, e da alta geral dos preços ocasionada pela inflação, o aumento da procura por presentes é um sinal positivo e que anima o mercado. Para impulsionar ainda mais e atender quem não conseguiu fazer as compras no começo do mês, muitas lojas estenderam as promoções até o final de maio.

Resultado positivo para todos

O Dia das Mães tradicionalmente é uma data bastante aguardada pelo varejo. Chamada de 1º Natal do ano, em referência à época que mais se vende, o começo de maio é a oportunidade que muitas famílias encontram para homenagear essa mulher tão importante.

Mesmo quando as finanças não vão tão bem, os filhos costumam gastar pelo menos um pouco de dinheiro para a data. Seja em um mimo simples, como uma caixa de chocolate, ou até parcelando algo de maior valor, o fato é que boa parte deles não abre mão de chegar à casa da mãe com algo nas mãos.

Em uma época como a atual, o gesto de gratidão tem uma força ainda maior. Isso porque a inflação tem prejudicado o poder de compra dos brasileiros e, consequentemente, boa parte dos comércios. Afinal, as famílias tendem a cortar aquilo que não é essencial, como lazer e artigos de beleza.

Porém, para homenagear quem se ama, a lógica pode ser outra. Quem tem uma mãe vaidosa, por exemplo, costuma comprar cosméticos e roupas, movimentando esses setores. Os segmentos de bens duráveis, como geladeiras e fogões, também ganham nessa data, pois alguns filhos esperam ajudar a mãe na troca dos eletrodomésticos.

Promoções estendidas até o final do mês

Já faz algum tempo que o mercado percebeu que poderia estar perdendo por lançar promoções apenas dias antes das datas comemorativas. Até porque, cada consumidor recebe o salário em uma data e não necessariamente está em condições de compra em determinada semana.

Para conquistar o público, e ajudar na manutenção do aquecimento das compras, boa parte das redes varejistas têm estendido o período de ofertas especiais. Tanto que é possível ver nos principais canais de comunicação as chamadas para o Mês das Mães, Mês dos Pais e por aí vai.

Dessa forma, os dois lados saem ganhando. Os filhos podem se preparar para comprar um presente, mesmo quando tiver passado a data ou, ainda, a própria mãe adquirir algo de que estava querendo. Por sua vez, os comércios ganham a confiança e a simpatia do público, ao mesmo tempo em que vendem.

No segmento de eletrodomésticos, por exemplo, é possível ver aqui nas Lojas Cem produtos online em promoção. Um refrigerador Panasonic BT41X sai à vista por R$ 3.698, mas também pode ser parcelado no carnê.

No segmento de flores e presentes românticos, a Giuliana Flores é outra loja que tem realizado promoções para todo o mês. O e-commerce, que é um dos maiores do país, possui até uma página dedicada para o Dia das Mães, e que é atualizada todos os anos com as novidades e promoções especiais para a data. Além dos arranjos de flores, há cestas de café da manhã, kits com vinhos e petiscos, e kits com cosméticos.

Apesar do bordão de que mãe é tudo igual, cada uma tem uma personalidade, o que é ótimo para o mercado. Afinal, o mês de maio já é esperado por comerciantes de vários segmentos, por conta do maior interesse dos consumidores. Não é à toa que o Dia das Mães não é só mais uma data no calendário, mas um mês de aumento nas vendas e carinho em forma de mimo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também

Scroll Up