Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

ABRAÇANDO A OPORTUNIDADENeste sábado, 28, acontece a solenidade de formatura da 14ª turma do curso de Técnico em Enfermagem pelo Centro Técnico Profissional – CETEP- Ipiaú-. Serão 28 novos técnicos com um currículo moderno e humanizado, completamente preparados para os atuais desafios do mercado de trabalho. Entre eles está a gari Fernanda Motta que reside no Bairro Ubirajara Costa (Sitio do Pica Pau) e atua, pela Transloc, no Bairro da Conceição. Ela aproveitou a oportunidade de uma bolsa de estudo e seguiu em frente. Logo, logo, estará trabalhando em uma unidade de saúde. Deixa a limpeza pública para auxiliar na recuperação de pacientes, salvar vidas humanas. É mais um exemplo de determinação e perseverança. É o poder da educação transformando!

JUSTA HOMENAGEMA Jaraújo Publicidade (leia-se João Araújo) realizou mais uma edição da festa “Mulheres em Destaque”. Durante o evento foram homenageadas mais de 40 personalidades femininas que estão fazendo a diferença na sociedade regional. A festa aconteceu no último sábado, 21, no Salão Nobre da AABB de Ipiaú, oportunidade em que elas fizeram pose para esta coluna.

VANESSA E LARYSSAMais uma vez a coordenadora da Vigilância Sanitária, Vanessa Fonseca, e a secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias, foram agraciadas com o Troféu Mulheres em Destaque. A premiação decorreu dos relevantes serviços que elas estão prestando a este município.

GERAÇÕESNesse domingo, 29 de maio, a garotinha Sophia Tannus Macedo Guabiraba, filha de Adriano Guabiraba e Tamira Tannus, intera seu primeiro ano de vida. Em sublime registro fotográfico ela aparece com a bisavó Adenora e a tataravó Cândida Ribeiro. As gerações sucedem fazendo a história da família.

CHICCarolina Maria Neves, “Carol”, é realmente uma pessoa de proposito e chic. Futura advogada, pós-graduada em gestão pública pela FTC, colaboradora da comunicação social na região, companheira do jornalista Marcel Hohlenwerger, mãe de Theo e cidadã honorária de Ipiaú, título recebido da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Orlando Santos, ela se destaca por boas iniciativas e faz prevalecer seu valor na sociedade local.

FORRÓ E PISADINHAGilvan de Santanna Oliveira, mais conhecido no meio artístico como “Gil Ádrian”, é nome certo, com a respectiva banda, na grade das atrações locais da Festa de São Pedro. Ele é natural de Ipiaú, reside Rua Jardim Alvorada, Bairro Constança, e trabalha com música há 25 anos, apresentando-se em barzinhos, restaurantes e outros espaços culturais, assim como animando eventos sociais. Cantor, compositor, instrumentista (violão e baixo), Gil prepara para o festejo junino um repertório de forró tradicional (xote, baião, arrasta-pé e o xaxado) recheado da melhor “pisadinha” que é detonada nos “paredões” e caracterizada pela união do teclado eletrônico com a voz.

IBIRATAIA IA prefeita e o vice-prefeito de Ibirataia, Ana Cléia e Juca Muniz junto com o senador Otto Alencar num encontro do pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, com gestores e ex-reitores de cerca de 100 municípios, ocorrido na noite de 17 de maio, em Salvador. Durante o evento que também contou com a participação do governador Rui Costa, Jerônimo disse que o seu programa de governo terá uma marca muito forte da relação do Estado com os municípios. Na oportunidade, a gestora solicitou ao governador mais obras para a sede do município e o distrito de Algodão, tendo sido prontamente atendida.

IBIRATAIA IINo dia seguinte, Ana Cléia e Juca se juntaram ao vereador Neto Silvestre para uma visita à Secretaria de Infraestrutura do Estado, onde foram recepcionados pelo titular da pasta, Luiz Caetano, que acolheu demandas em favor de Ibirataia. Ana aproveitou a ocasião para uma visita na Bahiatursa, com o intuito de buscar mais uma boa atração para a festa junina da sua cidade.

ITAGIBÁNo Dia Internacional do Meio Ambiente, 5 de junho (domingo) a Secretaria de Meio Ambiente de Itagibá, capitaneada por Fulgêncio Cardoso, realizará uma série de atividades alusivas à data e em favor da saúde ecológica da região. Dentre elas destaca-se o plantio de mil árvores em APPs (Áreas de Preservação Permanente) com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, assim como facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. Nesse plantio serão utilizadas mudas de essências florestais nativas da Mata Atlântica. Boa parte das árvores está destinada à recomposição da mata ciliar do Rio do Peixe.

DIREITO DOS ANIMAISA Subsecção Ipiaú, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conta com uma Comissão Especial de Proteção aos Direitos dos Animais que vem se mostrando muito atuante e está assim constituída: Maria das Graças Barbosa dos Santos(Presidente); Samirames Alcântara da Silva (Vice-Presidente), Edson Neves da Silva Filho (Secretário Geral); Ava Pereira da Silva, Vanda Santiago Madeiro, e Lariane Freire dos Santos (Membros).

EDUARDO SALESEm entrevista ao programa “Amarelinho Noticias”, da Ipiaú FM, o deputado Eduardo Sales -PP- arriscou a dizer que será reeleito para a Assembleia Legislativa da Bahia com mais de 100 mil votos e poderá até ser o mais votado. Pouco tempo depois eclodia nas redes sociais uma severa critica a este parlamentar, atribuída ao ex-prefeito José Mendonça, mas este se apressou em desmentir a falsa notícia.

HACKEADOMendonça esclareceu que sua página no Facebook foi hackeada e por este motivo veiculou a fake news. Informou que vem tomando providências cabíveis e que torce para que Sales seja Ministro da Agricultura. Na integra a nota de José Mendonça, tem o seguinte teor:
FAMÍLIA IPIAUENSE: Venho informar que o meu Facebook foi hackeado e esta nota do dia 17/05/22 postada, não foi José Mendonça que escreveu. Tomando providências cabíveis. Torço que o deputado Dr. Eduardo Sales seja Ministro da Agricultura para o crescimento da economia brasileira, pelo seu trabalho à frente da secretaria de agricultura do estado. José Mendonça.”

FESTIVAL DO CHOCOLATEA sétima edição do festival Agrochocolate acontecerá na Praça Álvaro Jardim nos dias 8, 9 e 10 de julho, logo depois da Festa de São Pedro. O evento contará com a organização conjunta da Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio de Contas (Aproc), Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Ipiaú e Território Médio Rio das Contas (TMRC). Da programação constarão atividades técnicas, culturais, gastronômicas, concurso para escolha da Garota Chocolate” além de outras atrações.

ÍCONESEuclides Neto, Salvador da Matta e Edvaldo Santiago (Tatai), três ícones da cultura ipiauense e os mais expressivos exemplos de honradez e ética entre adversários políticos. Eternos cumplices nos projetos de desenvolvimento do município. Um brinde à memória deles que tanto nos honra.  *Coluna produzida por José Américo Castro


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também