Giro Ipiaú

Times brasileiros que ganharam o Mundial de Clubes

Foto: Reprodução

O Mundial de Clubes é uma competição que pouquíssimas equipes conseguiram conquistar ao longo de sua história. Para os clubes do Brasil e da América Latina, essa tarefa vem se provando ser cada vez mais difícil com o passar dos anos. Ainda assim, existe uma seleta lista de times brasileiros que ganharam o Mundial da FIFA.

A história do Mundial de Clubes 

Realizado pela primeira vez no ano de 1960, o torneio inicialmente era chamado de Copa Intercontinental. Esse nome perdurou por décadas, até a chegada do novo milênio. Foi então que, em 2000, paralelo a Copa Intercontinental, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiu implementar o Mundial de Clubes.

Apesar da primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA ter ocorrido em 2000, a segunda só veio a acontecer anos depois: em 2005. Nesse meio tempo, foi dada continuidade a Copa Intercontinental – que ocorreu pela última vez em 2004. 

Até os dias de hoje, somente seis times do Brasil conseguiram conquistar o Mundial de Clubes (em suas duas versões). No país, o maior vencedor é o São Paulo. No mundo, o Real Madrid. Confira a lista dos brasileiros:

São Paulo – 3 vezes

O São Paulo é o único time do Brasil a conquistar três vezes o Mundial de Clubes. A primeira vez ocorreu em 1992, quando o clube paulista venceu o Barcelona pelo placar de 2 x 1. No ano seguinte, com um elenco praticamente igual, mas com a ausência de Raí, veio mais uma conquista, desta vez sobre o Milan: 3 x 2. 

Já em 2005, o São Paulo voltou a vencer o Mundial. Com um elenco muito mais modesto no papel, o tricolor paulista bateu o Liverpool pelo placar de 1 x 0. 

Santos e Corinthians – 2 vezes 

O Santos foi o primeiro time brasileiro a ganhar o Mundial de Clubes. Os dois títulos vieram logo nos primeiros anos da Copa Intercontinental: em 1962 contra o Benfica, com duas vitórias (3×2 e 5×2) e em 1963 contra o Milan, após uma derrota (4 x 2), e duas vitórias (4×2 e 1×0). 

O Corinthians, por sua vez, foi o campeão da primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA. Em 2000, os corintianos venceram o Vasco nos pênaltis após empate em 0 x 0. Já em 2012, ganharam do Chelsea pelo placar de 2 x 0. 

Flamengo, Grêmio e Internacional – 1 vez 

Flamengo, Grêmio e Internacional completam a lista de times brasileiros que já ganharam o Mundial de Clubes. A equipe carioca conquistou o torneio em 1981, após uma convincente vitória por 3 x 0 sobre o Liverpool.

A conquista gremista veio quase logo em seguida, poucos anos depois, em 1983. Na ocasião, o Grêmio ganhou de 2 x 1 do Hamburgo, da Alemanha, e entrou para a seleta lista de brasileiros vencedores da competição. 

Já o Internacional foi o mais recente dos três. O Colorado venceu o Barcelona em 2006, pelo placar de 1 x 0, se tornando o terceiro brasileiro a vencer o Mundial de Clubes da FIFA – que nos anos anteriores também havia sido conquistado por uma equipe do Brasil.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também