Giro Ipiaú

Times brasileiros que revelaram vencedores da Bola de Ouro e Melhor do Mundo

Foto: Reprodução

Já faz alguns anos que um jogador do Brasil não é eleito o melhor do mundo. No entanto, o prêmio, que há mais de uma década vem sendo monopolizado por Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, já teve vários representantes do nosso país. Sendo assim, você precisa conhecer alguns dos times brasileiros que revelaram vencedores da Bola de Ouro e Melhor do Mundo.

O que é a Bola de Ouro?

Antes de conhecer os times brasileiros que revelaram vencedores da Bola de Ouro, é importante que você entenda o que é essa competição. A Bola de Ouro é um prêmio idealizado pela revista francesa France Football e que elege o melhor jogador do mundo de cada temporada. 

Ela é tida como a principal premiação individual do futebol, mas não é a única. Todos os anos, a FIFA também elege o Melhor Jogador Mundo – e o resultado entre as premiações, por diversas vezes, acabam divergindo. Neste artigo, iremos levar em conta ambos os prêmios. 

Dito isso, confira quais foram os times brasileiros que revelaram vencedores da Bola de Ouro: 

Ronaldo Nazário – Cruzeiro 

O jogador brasileiro que por mais vezes venceu o prêmio de Melhor do Mundo foi Ronaldo Nazário, o nosso Fenômeno. Considerado um dos melhores, senão o melhor, centroavante de todos os tempos, o camisa 9 da seleção brasileira conquistou a premiação três vezes na sua carreira: duas Bolas de Ouro (1997 e 2002) e um Melhor do Mundo (1996). 

Apesar de ter sido revelado pelo São Cristóvão, ele só foi se profissionalizar no Cruzeiro de Minas Gerais. E foi na Raposa onde o Fenômeno mostrou o porquê ganhou esse apelido. Ainda em 1993, marcou 20 gols em 21 jogos com a camisa do clube. Em 1994, foram 24 gols em 26 partidas. Logo foi vendido pelo PSV e, em sequência, para o Barcelona – onde ganhou o seu primeiro Melhor do Mundo. 

Rivaldo – Santa Cruz 

Outro craque de Bola que venceu a Bola de Ouro e o Melhor do Mundo da FIFA foi Rivaldo, o camisa 10 da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2002. O jogador foi revelado pelo Santa Cruz, onde subiu para o profissional em 1991. Em 1992 ele foi vendido para o Mogi Mirim e, em 1993, para o Corinthians.

No entanto, foi no Palmeiras onde Rivaldo começou a chamar atenção da Seleção Brasileira e dos clubes do exterior. Ele brilhou no verdão e em 96 foi vendido para o Deportivo, da Espanha. Já em 1997, foi para o Barcelona, onde venceu o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA e Bola de Ouro em 1999.

Ronaldinho Gaúcho – Grêmio 

Outro time brasileiro que revelou um vencedor da Bola de Ouro e Melhor do Mundo foi o Grêmio. O clube de Porto Alegre foi a primeira casa de Ronaldinho Gaúcho, onde jogou pelo profissional de 1997 a 2001. Em 2001, o Bruxo foi para o PSG e em 2003 para o Barcelona, onde alcançou o auge da sua carreira.

Ronaldinho Gaúcho tem três premiações de melhor do mundo. Em 2004, ele venceu o Melhor do Mundo da FIFA. Já em 2005, ele venceu tanto o prêmio da Federação quanto o Bola de Ouro. 

Kaká – São Paulo 

O último brasileiro a vencer o prêmio de Melhor do Mundo foi Kaká. O jogador foi revelado pelo São Paulo, onde jogou de 2001 à 2003. Na temporada 2003/2004 ele vai para o Milan, onde venceu tanto a Bola de Ouro quanto o prêmio da FIFA em 2007. 

Menção honrosa – Romário

Romário, o baixinho número 9 da seleção brasileira, também já foi eleito o melhor jogador do mundo. No entanto, nunca pela revista France Football. Ele, que foi revelado pelo Vasco, foi eleito o Melhor do Mundo da FIFA em 1994, enquanto jogava pelo Barcelona. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também