Giro Ipiaú

Alergia e Intolerância Alimentar não são a mesma coisa

Os sintomas podem até ser parecidos e os alimentos os mesmos, mas se tratam de problemas diferentes, com causas e tratamentos distintos. A alergia alimentar caracteriza-se por uma uma reação anormal do sistema imunológico, que identifica o alimento como um corpo estranho e produz anticorpos para combatê-lo. Os sintomas ocorrem imediatamente após o consumo do alimento.

Os alimentos mais comuns responsáveis pelas reações alérgicas são ovos, leite, amendoim, trigo, frutos do mar e soja. A intolerância é a dificuldade do corpo em ingerir ou absorver algum nutriente, geralmente devido à falta de alguma enzima, sem a participação do sistema imunológico. Os sintomas podem levar horas ou dias para aparecer.

As intolerâncias alimentares são muito mais comuns do que as alergias alimentares, sendo as mais frequentes a intolerância à lactose, carboidratos e aditivos alimentares.

Conheça mais sobre as nossas Especialidades e Convênios! Clínica Sempre – Centro, Ipiaú. Contatos (73) 3531 4622 / (73) 98848 3863.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também