Giro Ipiaú

Câmara de Ipiaú homenageia Defensor Público com a mais importante honraria do município

Foto: Gilson Santos

Além do ex-prefeito José Mendonça que recebeu o título de “Cidadão Ipiauense”, a Câmara Municipal de Ipiaú prestou justa homenagem, na Sessão Solene dessa quinta-feira, 14, ao jovem defensor público Raphael Varga Scorpião. Por unanimidade os membros da Casa Legislativa aprovaram a proposta do vereador Robson Moreira para conceder-lhe a “Comenda Altino Cosme Cerqueira, a mais importante e antiga honraria do município.

Na justificativa do Projeto de Resolução que resultou na entrega da honraria, o autor da matéria destacou o relevante trabalho que o homenageado vem prestando ao município, através da promoção da justiça, bem como igualdade e garantia da cidadania, orientando, postulando e defendendo os direitos e interesses dos indivíduos necessitados, em todos os graus de instâncias e jurisdição. Em solenidade anterior a Câmara de Ipiaú, por meio do seu presidente, Robson Moreira, outorgou a mesma honraria à defensora pública Rebeca Sampaio Lima e Silva.

Foto: Gilson Santos

Com simplicidade e tranquilidade, Dr. Raphael lembrou que a Câmara de Vereadores é um lugar que comunica muito com a Defensoria Pública, pois é quem mais conhece as mazelas do povo. Disse que Ipiaú abraçou a Defensoria e se sente feliz por estar nessa cidade. Reconheceu que o muito do que a Defensoria Pública tem feito tem feito em Ipiaú é fruto do trabalho dos servidores do órgão. “São pessoas muito valorosas que por um espirito de amor ao próximo tem cuidado de cada cidadão que para ali se dirige”, ressaltou.

O defensor salientou que os desafios são grandes, mas assegurou, em analogia, “que este barco que a população de Ipiaú está remando, a Defensoria Pública veio para remar junto, para lutar ao lado de quem mais precisa”. Concluindo o seu pronunciamento, o novo agraciado com a Comenda Altino Cosme de Cerqueira pediu: “Me vejam como um amigo e alguém que quer o bem desta cidade. Esta cidade já mora em meu coração e faz parte da minha história”.

Atuações

Natural de São Paulo, graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista UNESP, especialista em Direito Civil pela PUC MG e Mestre em Filosofia do Direito pela PUC SP, Raphael Varga, atou como servidor do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e como analista do Ministério Público do Trabalho.

Ele é Defensor Público desde 2019, tendo atuado junto à 1ª Vara Criminal de Salvador. Desde setembro de 2021, atua como Defensor Público na cidade de Ipiaú, tendo inaugurado esta unidade com a Defensora Pública Rebeca Sampaio Lima e Silva. (José Américo Castro).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também