Giro Ipiaú

Consultor recomenda total apoio dos prefeitos ao CENSO – 2022

Moiséis Rocha Brito – consultor em gestão pública

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começará a coletar dados para o Censo 2022 na próxima segunda-feira, 1º de agosto. Para comentar sobre o assunto, o GIRO IPIAÚ entrevistou nesta quinta-feira (28), o conceituado e requisitado consultor em gestão pública, Dr. Moiséis Rocha Brito, com larga experiência nesse segmento, atuando no mercado há mais de trinta anos, que assim relatou:

“Preliminarmente é bom que se diga, que é no município que o cidadão nasce, cresce, vive e morre. Daí, a extrema importância do Censo para o município, exigindo assim, o total apoio dos Prefeitos na coleta dos dados pelos recenseadores, dados estes que servirão de base para compor os cálculos de repasses de recursos constitucionais e voluntários por parte da União e dos Estados aos municípios.

O implemento das políticas públicas depende diretamente desses recursos, de forma que o Censo é importante para realização correta e adequada de grande parte das políticas públicas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, transportes, segurança, assistência social etc., e decisões relacionadas às características da população, incentivos e o desenvolvimento local.

É altamente remendável que os Prefeitos constituem Comissão Especial de Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 – REPAC com funcionamento até a apresentação final do resultado do CENSO pelo IBGE, objetivando o acompanhamento e o desenvolvimento dos trabalhos do Censo; a participação e colaboração nos seus aspectos estritamente operacionais do Censo; a promoção do conhecimento da metodologia e das ações em campo visando o desenvolvimento do Censo Demográfico 2022; a promover do conhecimento da metodologia e das ações em campo visando o desenvolvimento do Censo Demográfico 2022; a divulgação e engajamento da população e das autoridades nesse importante levantamento de dados; o resguardo do sigilo das informações e das orientações e conceitos técnicos definidos pelo IBGE; a fomentação e distribuição perante a comunidade do material de promoção e divulgação do Censo fornecido pelo IBGE.

A Comissão Especial de Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 – REPAC deverá contar com a participação e colaboração das Secretarias e demais Órgãos da Administração Pública Municipal, e em particular dos dados e informações usuais desenvolvidas e coletadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Unidade de Saúde, Unidades Escolares, Setor de Tributos, Cadastro Único,  etc., bem como oportunizar uma linha direta com a comunidade, afim de acompanhar, esclarecer, informar e dissipar as dúvidas a respeito do Censo Demográfico 2022 em parceria com o IBGE.

Inicialmente prevista para 2020, a pesquisa ocorre a partir do próximo 1º de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 210 mil recenseadores vão participar do processo, que colherá dados e informações representativos de 78 milhões de domicílios no país, as quais por lei, são necessárias serem fornecidas aos profissionais, para que a independência e confidencialidade da pesquisa seja garantida.

A abrangência da coleta de dados e a qualidade das informações serão objeto de avançada tecnologia com uso intensivo de recursos de informática. Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente. Desta forma, todo o deslocamento dos recenseadores dentro dos setores, assim como o local onde a entrevista foi realizada, estarão sendo monitorados durante toda a operação.

O Censo 2022 vai ajudar cada um de nós a conhecer melhor o país, nossos estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados do Censo 2022 vão refletir a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. A novidade deste ano é que os recenseadores contarão com uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país através do Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, com funcionamento das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo, que terá 180 agentes censitários, e tem como objetivo auxiliar a população a preencher o questionário via internet ou telefone.

Pela segunda vez, o IBGE oferece à população a opção de preenchimento do questionário via internet, que pode ser ativada após uma visita inicial obrigatória do recenseador. A partir da visita, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário on-line.

Lembrem-se Senhores Prefeitos, que um bom Censo, ou um Censo bem feito é a esteira do maior capital que o poder público pode oferecer ao cidadão: A melhoria da qualidade de vida de sua população”.

*Moiseis Rocha Brito é bacharel em Direito, Administração, Teologia, Pós-Graduado em Direto Público, Controladoria Interna, Gestão Pública de Resultado, Metodologia do Ensino Superior, Direito do Trabalho e Previdenciário, Processo Civil e Práticas Previdenciárias, presidente do Instituto Baiano de Administração Pública – IBAP.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também