O engenheiro Gonzaga Peixoto, diretor da empresa GP Engenharia, contratada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) para desenvolver um projeto que venha solucionar os transtornos decorrentes de pontos de alagamentos nesta cidade, assegurou que ainda neste ano, se tudo ocorrer conforme o planejamento, o problema estará sanado em definitivo.
Os trabalhos de levantamento das áreas que sofrem a intervenção estão sendo realizados pela equipe comandada por Gonzaga Peixoto, enquanto o projeto deverá ser entregue à CONDER num prazo de até 60 dias. Após isso, as obras serão licitadas.
Paralelo ao desenvolvimento do projeto, a Prefeitura através da Secretaria da Infraestrutura e demais pastas competentes, adotará outras providências necessárias. A gestão iniciou em meados do mês de dezembro um cadastro geral de bacias para realizar o redimensionamento de toda rede, criando novas galerias e bocas de lobo.
“As coisas vão ser feitas da forma mais urgente possível”, adiantou o engenheiro durante entrevista ao radialista Nailton Borges. Gonzaga Peixoto explicou que ao invés das antigas galerias de alvenaria de pedra serão construídas galerias em aduelas de concreto, através das quais todas as aguas serão conduzidas diretamente para o Rio de Contas.
Também serão implantadas seis sub bacias de águas pluviais, cada uma com ligação direta para o Rio de Contas. Para facilitar ainda mais o escoamento a rede de micro drenagem existente na cidade será integrada à de macro a ser construída.
Brevemente ocorrerá a licitação da segunda etapa do canal de macrodrenagem do Bairro ACM para que o escoamento chegue até o Rio Água Branca. No local também será feita a rede de microdrenagem, com mais caixas de captação, de forma não haver mais alagamentos na área.
O engenheiro Gonzaga Peixoto observou que trechos extensos das redes de escoamentos existentes em Ipiaú estão sob edificações, o que dificulta a limpeza e com isso favorece a entupimentos. ( Giro/José Américo Castro)