Giro Ipiaú

Ipiaú: Secretaria de Educação realiza matriculas da EJA e anuncia cursos profissionalizantes

Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Ipiaú, por meio da Secretaria de Educação, tem dado uma atenção especial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) cujas matrículas se encontram abertas até o dia 31 deste mês. A matricula pode ser efetivada na unidade mais próxima da residência do interessado nessa modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada.

Além de possibilitar o aprendizado escolar para jovens maiores de 15, adultos e idosos, a Secretária de Educação facilitará o acesso destes ao mercado de trabalho através de oito cursos profissionalizantes de padeiro/confeiteiro, pizzaiolo, manutenção de máquina industrial, mecânico de manutenção em motocicletas, operador de microcomputador e informática, eletricista instalador predial de baixa tensão e corte e costura sob medida.

Os cursos foram definidos pela Secretaria de Educação, através de pesquisas dos perfis e vocação profissional de cada turma. A distribuição deles em cada escola também será com base nesses resultados. As aulas dos cursos profissionalizantes acontecerão em paralelo ao ensino regular do EJA nas noites dos dias úteis, em unidades escolares da cidade e do interior do município.

Na zona urbana as aulas serão ministradas nas escolas Edward Oliveira (Bairro Antônio Lourenço), Edvaldo Santiago (Bairro ACM), Florentino Pinheiro (Avenida São Salvador), Pastor Paulo (Centro), Adélia Matta (Avenida Lauro de Freitas), Agostinho Pinheiro (Bairro Novo) e nos colégios Celestina Bittencourt (centro) e Ângelo Jaqueira (Avenida Lauro de Freitas). No interior do município serão nas escolas Raulina Rodrigues (Córrego de Pedras), Euclides Neto (Fazenda do Povo), Dois Amigos e Ivone Vieira.

A prefeita Maria das Graças reitera o seu propósito de proporcionar qualificação profissional e educação para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e concluir o ensino básico. Maria disse que a Prefeitura tem promovido ações inovadoras que estão contribuindo com o desenvolvimento da cidade e a melhoria de vida dos cidadãos.

Já a secretária de Educação, Erlandia Souza ressaltou que o EJA fornece subsídios para que os estudantes da modalidade resgatem a autoestima e se afirmem como pessoas ativas, críticas e democráticas. *José Américo Castro / Ascom Prefeitura de Ipiaú