Atendendo a convocação da ANPC (Associação Nacional dos Produtores de Cacau), os secretários de agricultara e governo, João Matheus e Valdo Silva, respectivamente, estiveram, juntamente com diversos produtores de cacau do município de Ibirataia, na manhã dessa segunda-feira, 27, em Ilhéus para se unirem a mobilização em defesa do cacau.
Os cacauicultores protestam contra importação de cacau africano com risco para a lavoura, que está chegando ao Brasil sem controle sanitário, fruto da IN125, uma instrução normativa que permite a entrada de cacau sem a utilização da substância Brometo de Metila, única comprovadamente eficaz, no combate a pragas quarentenárias como Phytophthora megakarya e Striga spp, doenças presentes em território africano.
A prefeitura municipal cedeu transporte para a ida dos produtores de cacau até o Porto de Ilhéus, onde os manifestantes estiveram reunidos pedindo que navio, que já se encontra atracado no porto, não descarregue esse lote de produtos, que em menos de dois meses já está na sua segunda carga que abastecerá a indústria brasileira. *Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação