Giro Ipiaú

Dário Meira: Moradores reclamam da falta de veículos para transporte de pacientes do município

Foto: Rafael Martins

Em um grupo, do whatsapp, constituído por moradores de Dário Meira, um morador fez uma denuncia que a frota destinada ao atendimento dos pacientes assistidos pela Secretaria Municipal de Saúde encontra-se praticamente inoperante e com alguns veículos aparentemente sucateados. Outro problema que a comunidade também tem citado é relacionado a falta de medicamento nas unidades de saúde.

A denúncia encaminhada ao GIRO dá conta do sofrimento das pessoas que dependem do serviço, inclusive aquelas que já estão com cirurgias eletivas agendadas na Policlínica de Jequié. Por outro lado, o secretário municipal da Saúde, Roberto Vinicius Santos, ouvido por nossa reportagem informa que a prefeitura tem feito o atendimento, dentro das suas possibilidades perante à grande demanda.

O denunciante lembra que na próxima quarta-feira, 15 de março, tem mais um grupo de pacientes agendado para as cirurgias em Jequié e diante disso cobra uma ação imediata da prefeitura. O morador também chama a atenção dos vereadores na busca de uma solução para o problema.

“Vem verba para a saúde do município e não tendo carro para levar as pessoas que já marcaram as cirurgias. Secretário, vamos consertar esses carros da saúde. Cadê a licitação? É uma vergonha para um município que arrecada tanto dinheiro e o povo fica na rua atrás de carro. Tem gente que bota até gasolina para ser atendida”, desabafou o denunciante, que ainda acrescenta: “Tem mais de um ano correndo atrás da cirurgia e quando consegue não tem carro no município para levar esse povo” , e reivindica: “ Prefeito Willian, tome as devidas providências nessa saúde, por amor de Deus. Senhores vereadores, tá na hora de vocês também adotarem as providências que lhes cabem. Chamem o secretário para saber o que está acontecendo com essa saúde”.

VEREADOR SE EXPLICA

Os vereadores asseguram que têm cobrado providências, tanto na Tribuna da Câmara, quanto pessoalmente ao prefeito Willian quanto ao secretário Roberto Vinicius. Em um áudio em um grupo de whatsapp, um vereador da base salienta que quem tem que resolver o problema é o prefeito que tem a caneta e gerencia o dinheiro do município. Ele lembra que já fazem cinco meses que o distrito da Acarací está sem o transporte da saúde e desde dezembro se encontra sem médico.

SECRETÁRIO ESCLARECE

Em nota enviada ao GIRO, o secretário de Saúde, Roberto Vinicius, esclarece: “Temos atendido a todos dentro de nossas possibilidades, a demanda é muita grande. Agendamos os veículos por ordem de solicitação. Todos os dias os nossos veículos são deslocados para transferir os pacientes para os municípios da região onde temos serviços pactuados, inclusive a capital. Como falei a demanda é muito grande, ainda tem aqueles pacientes que marcam procedimentos particular e vem até a secretaria agendar o veículo, isso tem causado muitos problemas, pois na maioria das vezes os veículos já foram agendados.

Tem outra situação que precisa ser destacada: na maioria das vezes os pacientes que procuram a secretária para agendamento, são pacientes que tem transporte e condição financeira, mas não vão de maneira nenhuma em seu veículo, tendo que ficar tudo a custo do município. Para nós é muito difícil”. (Giro Ipiaú)