Três pessoas foram presas preventivamente e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santa Maria da Vitória, Santana, Barreiras e Várzea da Roça, no oeste da Bahia, nesta quinta-feira (23).
A ação faz parte da ‘Operação Destocado’, realizada pela Ministério Público da Bahia (MP-BA), e que investiga um grupo formado por fazendeiros e policiais que seria responsável por invadir terras e expulsar uma comunidade tradicional que fica na região do Mutum, no oeste e norte do estado. A pedido do MP-BA, um policial civil investigado foi afastado pela Vara Criminal do município de Santa Maria da Vitória. Segundo o órgão, o grupo criminoso causa terror aos moradores da comunidade tradicional, que é conhecida como “Fecho de Pasto do Destocado”.
Após denúncias, o MP-BA passou a apurar a atuação dos suspeitos que agem para expulsar violentamente a comunidade das terras, por meio de ameaças, constrangimento ilegal, esbulho possessório com emprego de violência e incêndio (grilagem), além da violação da integridade física e patrimonial.
Entre os atos de violência praticados, o órgão destacou o ocorrido em 14 de julho de 2022, quando o grupo armado, invadiu e ateou fogo em casas da comunidade, uma das quais ocupada por seis pessoas, entre idosos e crianças. Leia mais no G1