Caravana Cultural promovida pela Prefeitura de Ipiaú em homenagem ao Dia do Circo e do Teatro foi abrilhantada pela diversidade da arte. A determinação foi um ingrediente a mais no grande espetáculo proporcionado pela Caravana Cultural de Ipiaú, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo em homenagem ao Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro, ocorridos nesse domingo, 26 de março. Além da criatividade, diversidade e riqueza de detalhes, os organizadores e participantes da caravana decidiram que mesmo debaixo de chuva sairiam pelas ruas da cidade mostrando a grandeza da arte.
Quando o cortejo deu seus primeiros passos, aconteceu a súbita estiagem. Colaboração dos céus aos homens e mulheres de boa vontade. Daí em diante foi só alegria. Ao longo do trajeto, entre o Ginásio de Esportes e a Praça Rui Babosa, reinou a descontração, a exibição de cada expressão, os aplausos do público nas calçadas. O cortejo foi puxado por uma carroça e constituído por alas de circenses, percussionistas do Grupo Afro Rumo ao Guêto, atores da Trupe do Riso, bailarinos, palhaços, povo de santo, quadrilha junina, sanfoneiro e crianças do CRAS.
O secretário Caio Braga e a diretora Roberta Arruda, da Cultura, Esportes e Turismo, comandaram o espetáculo que ainda foi abrilhantado pelos estudantes do Curso de Teatro e Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB- bem como pela professora Alda Fátima de Souza, pesquisadora e artista circense, graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, doutora pelo Instituto de Artes da UNESP e ex-coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Na praça Rui Barbosa os artistas da caravana fizeram novas apresentações. Em seguida aconteceu um show com os cantores Silvan, Laísa Eça e Jair Coelho, além do sanfoneiro Andinho Brito. A dupla celebração contou com o apoio de outras secretarias da Prefeitura Municipal, assim como do Coletivo Cultural de Ipiaú, CACI que promoveu uma Feira de Artesanato na Praça Rui Barbosa, e outras instituições. *José Américo Castro / DECOM Prefeitura de Ipiaú