Como sabemos, a Gravidez traz muitas alterações no corpo da mulher, que podem repercutir no pós-parto imediato e ao longo da vida. Alterações na musculatura do assoalho pélvico é bem comum, em função da influência hormonal e aumento do peso sobre a pelve, Independente do parto: (vaginal ou cesárea).
Você sabia que uma em cada três mulheres não consegue contrair sua musculatura do Assoalho Pélvico? Veja abaixo as 5 dúvidas mais comuns sobre a Fisioterapia Pélvica na Gestação e no Pós-Parto:
1. Como a Fisioterapia Pélvica atua? Atua na avaliação, prevenção e tratamentos das disfunções da região pélvica, mais especificamente relacionadas aos músculos do assoalho pélvico.
2. Quais os benefícios? O objetivo é promover a funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico prevenindo e/ou tratando disfunções relacionadas a essa musculatura como: incontinência urinária e anal, prolapso de órgãos pélvicos (“bexiga caída”), flacidez vaginal, dor pélvica crônica, disfunções sexuais etc.
3. Toda gestante deve fazer? Os exercícios são recomendados para todas as Gestantes durante a gestação e no pós-parto, independente do tipo de parto.
4. É feito só antes do nascimento do bebê ou tem continuidade? Os músculos do assoalho pélvico são como os demais músculos do nosso corpo: não adianta exercitá-los de forma esporádica. É importante avaliar e treinar preventivamente a musculatura, antes de engravidar, durante a gestação e no pós-parto, mesmo sem a presença de sintomas.
5. Como são os exercícios e a frequência de sessões? A gestante passa por uma avaliação para identificar quais as suas necessidades individuais.
Agende uma Avaliação na Sempre Clínica. Clínica Sempre – Centro, Ipiaú. Contato (73) 3531 4622 /WhatsApp: (73) 98848 3863