*Por Fábio Rodela
Aconteceu neste sábado (15), o DIA D, juntos contra a influenza e a favor da prevenção, com dois pontos de vacinação no município. A mobilizado aconteceu na praça do Cinquentenário e no posto de saúde Juvêncio Alencar no bairro ACM, entre 8h e 17h.
O DIA D, aos sábados têm um caráter de acessibilidade para aquela parte da população que, ao não conseguir se deslocar em dias úteis aos postos de saúde para atualizar a carteira de vacina.
A campanha continua nas postos de saúde do município, é necessário levar a caderneta de vacinação, cartão do sus e documento oficial com foto.
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO
iniciou na última segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, a influenza é uma infecção respiratória aguda que pode ser causada por diferentes tipos de vírus. A vacina é composta por fragmentos dos vírus da influenza, o que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra esses vírus, protegendo o indivíduo. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de cabeça, dor no corpo e fadiga, podendo levar a complicações graves como pneumonia, bronquite e até mesmo à morte.
O Público-alvo estimado para a campanha da gripe influenza em ipiaú são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes e puérperas
Pessoas com 60 anos ou mais
Trabalhadores da Saúde
Indígenas
Professores
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú, a população que faz parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência para garantir a imunização contra a Influenza, munidos do cartão do Sus e caderneta de vacinação, se for profissional da saúde, não esquecer de levar o comprovante de vínculo com a empresa. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação encerra no dia 31 de maio.