Na manhã desta quarta-feira, 19, uma importante reunião foi realizada na sede da Prefeitura Municipal de Ibirataia, com a presença dos promotores de Justiça do Estado da Bahia, Lissa Aguiar e Adriano Marques, que apresentaram um projeto de educação inclusiva para o município. Também estiveram presentes representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo a Procuradora do Município, Naiana Lima, o Secretário de Educação, Elson Cajado, a Secretária de Desenvolvimento Social, Rossana Fair, equipe técnica da Secretaria de Saúde, além do chefe de Gabinete, Caio Andrade e do vice-prefeito, Juca Muniz, representando a chefia do Poder Executivo.
Durante a reunião, o promotor Adriano Marques apresentou o projeto, propondo a adesão do município. O projeto destacou a necessidade de criação e capacitação de equipes multidisciplinares para compor ferramentas pedagógicas efetivas na consecução de uma educação inclusiva. A equipe técnica presente discutiu sobre as possibilidades de implementação do projeto, bem como os desafios a serem enfrentados.
O município demonstrou muito interesse em viabilizar a adesão e implementação do projeto de educação inclusiva proposto pelo Ministério Público. O Secretário de Educação, Elson Cajado, destacou a importância da inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar e se comprometeu a estudar a viabilidade do projeto e tomar as providências necessárias para sua implementação. A Procuradora do Município, Naiana Lima, ressaltou a relevância do tema e se comprometeu em auxiliar na construção de medidas jurídicas para garantir a inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Rossana Fair, também contribuiu com ideias e propostas para a criação de equipes multidisciplinares para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais. A Secretária destacou a importância do papel da Secretaria de Desenvolvimento Social no processo de inclusão social e se comprometeu em apoiar o projeto de educação inclusiva.
A reunião foi encerrada com a avaliação positiva por parte dos presentes e a expectativa de avançar no desenvolvimento de um projeto de educação inclusiva para o município de Ibirataia. *Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação