O Coletivo Cultural de Ipiaú realizou no último sábado, 29, na Praça Ruy Barbosa, o primeiro de uma série de oito saraus previstos para este ano na cidade. Durante o evento, coordenado pelo Coletivo de Artesanato e Cultura de Ipiaú (CACI), os participantes puderam expressar suas habilidades na dança, música, poesia, pintura, oratória, folclore, culinária e outras manifestações.
Um dos destaques do sarau foi a apresentação do bumba boi do Grupo da Terceira Idade que vem garantindo em Ipiaú a resistência dessa manifestação folclórica tradicional. Quando o “Boi Estrela” e a Mulinha de Ouro entraram na roda o público vibrou com suas energias contagiantes. Os espetáculos musicais de Giva Moreira, Fernandinha e Bico, abrilhantaram o momento.
Em homenagem aos 90 anos da emancipação política de Ipiaú, o professor Albione Souza proferiu palestra sobre aspectos históricos do município. Teve ainda uma roda de capoeira com o Grupo Arte Modelo, sob o comando do Mestre Buda, coreografia com o grupo D´Art Dance, exposição de livros de autores da cidade e belas peças de artesanato produzidas pelo pessoal do CACI que ainda trouxe delicias da arte-culinária. Na condição de apresentadores do sarau estiveram Deraldo Cerqueira e Dany Muniz.
O próximo sarau do Coletivo Cultural será no bairro ACM, com a coordenação da AMCHAC – Associação de Moradores do Residencial ACM, no dia 27 de maio. “A semente foi lançada e esperamos que a cada edição tenhamos mais ajuda de empresários e parceiros que entendem a importância desse tipo de projeto para o desenvolvimento da cultura local bem como da busca de qualidade de vida para os moradores dos bairros onde realizaremos as próximas edições”, salientou Ivan Santos, coordenador do Coletivo Cultural. ( Giro/José Américo Castro)