As escolinhas de futebol em todo o Brasil exercem um papel determinante na vida de muitos jovens. O Brasil é considerado o país do futebol, está modalidade é a que tem maior apelo nacional. É muito comum para um jovem brasileiro ter como sonho precípuo o se tornar um jogador de futebol e brilhar nos gramados tupiniquins e fora dele.
A Escolinha Pingo de Leite, comandada pelo professor Bileu, é uma das escolinhas que há anos vem ajudando a juventude a tentar se aproximar desse sonho, visto que é feito todo um trabalho de base, como fundamentos, aspectos táticos e técnicos, aprimoramento da parte física e técnica, dentre outras coisas.
O Campeonato Municipal foi finalizado com o Internacional sendo o campeão. O que chama a atenção é a quantidade de jogadores que passaram pela Escolinha Pingo de Leite. De acordo com o professor Bileu, mais de dez atletas campeões treinaram na escolinha. “A estimativa é que no Campeonato Municipal cerca de 25 atletas formados na escolinha disputaram a competição, sendo a equipe do Internacional, da Fazenda do Povo, a equipe com o maior número. Na foto, ainda falta Joadson Bola, que está no profissional, e o técnico Mateus Rocha. Também menciono o zagueiro Felipe Dantas, que treinou na Escolinha e com 11 anos foi para o Santos”, disse Bileu.
O professor Bileu foi treinador de escolinha em Poções, antes de chegar à Ipiaú em 1993, quando criou esse projeto onde treinava no areião Zezito Amaral e no campo da casa do menor (rocinha), onde está treinando até hoje. “Em 1994 devido a questões pessoais o projeto foi interrompido. Retornei ao futebol em 2004 como treinador da seleção de Ipiaú. E em 2006 retornei com a escolinha, desta vez com convicção que deveria alongar o trabalho, e assim o fiz”, comentou. (GIRO/Romário Henderson)