Uma receita de um médico para o tratamento de uma forte gripe em uma criança ganhou repercussão na internet após o profissional prescrever, entre medicações convencionais, sorvete de chocolate e Free Fire – um jogo de ação online. O caso aconteceu em Osasco, na Grande São Paulo. A criança foi levada ao hospital pela mãe. Ela apresentava sintomas como tosse, dor de garganta, tonturas e vômito.
Depois de chegar em casa e mostrar a receita para um parente, Priscila da Silva Ramos, mãe do menino, percebeu que o médico tinha debochado dela e da criança. “Como meu filho vai tomar sorvete de chocolate? Ele está com a garganta inflamada”, disse.
A genitora contou ao g1 que o médico não examinou a criança, apenas perguntou o que ele estava sentindo e “começou a receitar um monte de remédio. Alguns eu conhecia, como dipirona, os outros eu não conhecia, e ele não me explicou nenhum”.
Sem se levantar da cadeira atrás da mesa, o médico perguntou para o menino se ele queria “sorvete de chocolate ou morango”. Ele optou por chocolate “e aí o médico prescreveu na receita: sorvete de chocolate duas vezes ao dia mais Free Fire diariamente”.
Questionada pelo g1, a prefeitura de Osasco afirmou, em nota, que Gabriel chegou à unidade com quadro de nasofaringite aguda. De acordo com o exame físico descrito em prontuário pelo médico, a criança encontrava-se com quadro inflamatório agudo e sem sinal de gravidade da doença. “O médico refere ter prescrito o sorvete para alívio da dor, já que a ingestão de gelado exerce efeito anestésico e assim a criança conseguiria se alimentar durante a fase aguda da doença.”