Ipiaú estará representada no Encontro Mundial Anga Capoeira e Amigos que acontecerá em Porto Seguro no período de 24 a 30 de junho em Porto Seguro. O evento organizado pelo Mestre Maxuel reunirá capoeiristas de vários países e vem sendo aguardado com muita expectativa pelos praticantes e admiradores desta manifestação cultural nacional.
A representação de Ipiaú ocorrerá por intermédio do Mestre Buda, fundador e coordenador da Associação de Capoeira Arte Modelo que foi declarada como de “Utilidade Pública Municipal” e atende crianças e adolescentes pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), através da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social.
O encontro proporcionará o relacionamento e intercâmbio entre capoeiristas de diversas nacionalidades, inclusive 13 grupos da Europa, e se desenvolverá com a realização de oficinas, palestras, apresentações culturais e rodas de capoeira, dentre outras atividades. Junto com Mestre Buda estarão outros membros da Associação de Capoeira Arte Modelo.
Egidio Nunes dos Santos Filho, 39 anos, o popular “Mestre Buda, é natural de Ubatã, e reside em Ipiaú desde a idade de 10 anos. Ele mora no Bairro Santa Rita, tem uma filha e começou a jogar capoeira quando ainda era criança. Treinou com os mestres Zé Bala e Neneu, mas sua formação de mestre se deu na academia do mestre Gabriel, em Santo Antônio de Jesus, no ano de 2016, pela Liga de Capoeira Baiana.
Há mais de 20 anos, Mestre Buda, atua no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Suas aulas de capoeira acontecem em um espaço do Terminal Rodoviário de Ipiaú, bem como na Fazenda do Povo e no distrito de Córrego de Pedras. No ano de 2006 ele esteve na Alemanha, Áustria e França, pelo Projeto Segundo Tempo, introduzido em Ipiaú durante a gestão do prefeito José Mendonça.
Na ocasião a então Primeira Dama do município de Ipiaú, hoje prefeita, Maria das Graças era uma grande entusiasta desse programa do Ministério dos Esportes que tinha o objetivo de democratizar o acesso estudantes da Educação Básica, às práticas corporais e esportivas, oferecendo núcleos de esporte educacional e visando o desenvolvimento Integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos no contexto ampliado de escolarização. (GIRO/José Américo Castro).