Em Audiência Pública realizada nesta manhã (14/06) pelo Ministério Público Estadual (MPBA), no auditório situado na sede da Instituição no CAB, Centro Administrativo da Bahia, o Prefeito de Itagibá, Marquinhos Barreto, recebeu o Selo de Transparência com Gastos dos Festejos Juninos. A honraria foi concedida pelo MP-BA, aos entes públicos que colaboraram com o fornecimento de informações solicitadas pelos órgãos de controle quanto a gastos públicos com festas juninas.
O prefeito Marquinhos elogiou a iniciativa do Ministério Público estadual. “Estamos muito felizes em participar dessa ação do MP-BA, e mais uma vez temos a oportunidade demostrar o compromisso da nossa gestão com a transparência e o respeito as instituições. Os festejos juninos são uma tradição em nossa cidade, e queremos fazer o melhor São João da Bahia, mas com muita transparência e responsabilidade com o dinheiro público. Esse prêmio é fruto do empenho e trabalho de toda uma equipe, formada pelos filhos da nossa terra, que querem fazer o melhor pelo seu município. Então meu agradecimento a equipe da Prefeitura, a Controladoria, a Procuradoria e aos nossos secretários municipais, assessores e consultores que tem se esforçado para realizar uma gestão de excelência, e meus parabéns ao Ministério Público Estadual e principalmente a Promotoria de nossa cidade que tem realizado um papel exemplar”.
Durante a solenidade, também foi apresentado à imprensa e à sociedade o ‘Painel da Transparência, com suas funcionalidades e os dados obtidos pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam).
O painel é uma ferramenta que reúne informações acerca dos investimentos juninos feitos pelos municípios baianos, e faz parte da atuação de fiscalização, de caráter preventivo e colaborativo, que foi desenvolvida de forma articulada entre o MP, os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), os Ministérios Públicos de Contas junto ao TCE e TCM, e a Rede de Controle da Gestão Pública. A União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib) e a União dos Municípios da Bahia (UPB) também são parceiras da iniciativa. A Audiência Pública foi transmitida pelo canal do MP-BA, no YouTube