A sanfona do músico baiano Baio do Acordeon, presente dado a ele por Luiz Gonzaga em 1974, foi recuperada pela polícia na sexta-feira (16), em Feira de Santana. Equipes das polícias Civil e Militar encontraram o instrumento no Arraiá do Comércio. Segundo as autoridades, o autor do furto foi identificado através da análise de imagens de câmeras de segurança.
Ele foi detido pelos policiais e levado à Central de Flagrantes de Sobradinho, onde contou onde tinha escondido a sanfona. Os policiais foram até o imóvel indicado e encontraram o instrumento. A sanfona foi furtada na quarta (14), no camarim de um evento em Feira, durante apresentação da banda Bambas do Nordeste.
A sanfona em questão tem 80 baixos, é branca e tem em vermelho a frase “Oferta do Rei do Baião”. Baio lembrou que o instrumento tem um grande valor sentimental, por ter sido presente de Luiz Gonzaga. Ele conheceu Gonzaga quando era adolescente, em Feira, e chegaram a fazer shows juntos.
“Eu estava amargurado, porque sou um cara que não deve nada a ninguém, preciso do meu instrumento, e procurei na hora e não achei. Usei uma outra sanfona verdinha para quebrar o galho do que eu estava fazendo. Deixei a sanfona no camarim, quando retornei e não vi eu fiquei doido. No carro não tava, e eu disse e agora? Mas Deus sabe o que faz. A sanfona não tem preço, é uma relíquia, ninguém iria conseguir vender. Agora estou numa alegria que não sei nem dizer. É a maior satisfação do mundo”, disse Baio ao Acorda Cidade.