Fechando com chave de ouro a megafesta de São Pedro em Ipiaú, o Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, realizado na tarde noite desse domingo, 2 de julho, na Praça Álvaro Jardim, brindou o público com umas belas coreografias, figurinos, cenários e temáticas que recorreram à literatura, história e cultura nacional.
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretária de Cultura, reuniu representações de seis localidades baianas e teve como vencedora a quadrilha Brilho Candeense, da cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador.
A Brilho Candeense também faturou os prêmios de “Melhor Casamento”, melhor “Majestade” e melhor “Coreografia”. Pelo prêmio principal faturou quase R$ 5 mil. A equipe trouxe para a competição a história do casamento na roça e elementos que q caracterizavam a cidade de Candeias, como a igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias.
Em segundo lugar ficou a quadrilha Raízes do Sertão, do município de Poções. A ela também foi dado o prêmio de “Melhor Marcador”. Já a terceira colocação coube à quadrilha junina Luar do Sertão, de Ipiaú, que apresentou o tema: “Raizes: A Cor da Minha Pele Não Te Diz Quem Sou”, que aborda a questão do preconceito racial, da intolerância e ideologia de gêneros.
Em quarto lugar ficou a quadrilha Zabumba Dourada, de Candeias. Em quinto e sexto lugar ficaram, respectivamente, as juninas Mel de Uruçu e Mendigos de Gravata, ambas da cidade de Uruçuca. Os quatro primeiros colocados receberam premiações em dinheiro, além de troféus.
O concurso, em sua primeira edição, foi criado pela Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Evento, com o objetivo de incentivar o resgate dessa tradição junina. Outras manifestações culturais com raízes em Ipiaú receberão o incentivo desta pasta administrativa, cujo titular é o ator Caio Braga. A prefeita Maria das Graças vem dando total apoio às iniciativas em favor do fortalecimento da cultura ipiauense. *José Américo Castro/Decom PMI
Ver essa foto no Instagram