Ao cobrar ao Ministério da Saúde, a publicação da habilitação do serviço de habilitação para tratamento de pacientes com câncer no Hospital Santa Helena, em Jequié, o deputado federal Leur Lomanto Jr (União Brasil), recebeu a resposta de que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), solicitou o cancelamento da proposta. O deputado cobra esclarecimentos da pasta de Saúde do Governo da Bahia, a fim de que a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) seja implantada em Jequié, visando atender pessoas com a enfermidade.
Nos últimos meses, houve avanços nos trâmites para a instalação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), na cidade, onde faltava apenas, a publicação no Diário Oficial da União, contudo um ofício/resposta enviado pelo Ministério na última semana, informou que: ”Inicialmente, a proposta de habilitação foi analisada por esta área técnica, entretanto foi solicitado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia que a proposta fosse rejeitada no SAIPS para nova pactuação da gestão local”.
Para o deputado tal fato precisa de explicações, desde quando o processo estava sendo encaminhado de forma a habilitar o serviço. Leur Jr disse que continuará na luta em favor da instalação da Unacon.
Sesab diz que irá implantar Unacon no Prado Valadares
Ao site Bahia Notícias, a Sesab disse que o serviço de oncologia será implantado no Hospital Geral Prado Valadares, também em Jequié, em até 45 dias, e que este hospital é “é considerado uma unidade de referência regional e possui habilitação do Ministério da Saúde para urgências e serviços de alta complexidade”.
A unidade conta com 345 leitos, sendo 39 UTIs adulto e infantil. Possui, ainda, serviço de imagens e laudos geridos pela PPP de Imagem, com equipamentos de última geração, como tomógrafo e ressonância magnética.
A Sesab disse também ao Bahia Notícias que, “como a prioridade do Sistema Único de Saúde é a implantação de serviços assistenciais na gestão pública e compreendendo as dificuldades que as organizações privadas e/ou filantrópicas têm em garantir as metas quantitativas e qualitativas a partir dos padrões estabelecidos, a Sesab decidiu ofertar serviços de quimioterapia, cirurgia oncológica, consultas especializadas, bem como cuidados paliativos no HGPV”.