A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu cerca de 1 tonelada de carne bovina imprópria para consumo humano na madrugada desta sexta-feira, 14, na zona rural do município de Gongogi. A ação foi realizada em parceria com guarnições da Polícia Militar de Ubatã. A carne de 04 animais abatidos abasteceria comerciantes do município de Ubatã.
A Adab tem realizado uma série de ações em toda a Bahia. Conforme a agência, o objetivo da iniciativa é coibir o comércio de carne irregular, sem inspeção sanitária e diminuir o número de abates clandestinos. A carne apreendida deve ficar armazenada em container para posterior inutilização, informa o site Ubatã Notícias.
Vale ressaltar que na região do Médio Rio das Contas existem dois frigoríficos autorizados para abates de animais. Um em Ipiaú, inaugurado recentemente na saída da cidade sentido Barra do Rocha, e o outro em Jequié.
Riscos à saúde
Além da falta de higiene durante todas as fases do processo, o abate precário de animais nos matadouros clandestinos impõe riscos à saúde humana. De acordo com os especialistas, entre os problemas consequentes da prática ilegal, o principal deles são os riscos de contaminação à saúde pública.
Mas as consequências do abate clandestino não se resumem a isso. As diferenças entre a forma irregular e a forma correta de se abater um animal podem não ser percebidas no bife que se compra no açougue. Na maioria das vezes, elas só se manifestarão com os efeitos indesejados após o consumo.