O Colégio Aprovado realiza mais uma edição da Semana de Literatura (SEMALIT) , um evento que tem como objetivo geral incentivar os estudantes à leitura e a uma visão mais analítica sobre as diferentes temáticas apresentadas durante este momento. Diante disso, evidencia-se um dos grandes protagonistas da literatura regional, Euclides Neto e a sua narrativa engajada, oferecendo aos estudantes um contato direto com a história, a política e a cultura da cidade de Ipiaú.
A SEMALIT foi idealizada pelo Colégio Aprovado e começou a tomar forma em 2022 com uma mesa redonda sobre Euclides Neto e seu importante papel para a região cacaueira. Os estudantes foram orientados pela Profª Mestra Camila Araújo que atua nas disciplinas de Literatura e Redação, e produziram, desde o início do ano, banners, poemas, folders, apresentações artísticas, oficinas, minicursos para que pudessem celebrar a vida e a obra deste grande autor.
Durante a Semana Literária, cuja culminância acontece neste sábado, 22, os alunos assistiram aos Colóquios de Críticas e Estudos Literários apresentados pela 3ª série do Ensino Médio. Dessa forma, orientados pela Profª Mestra Ytátilla Kelly, os estudantes apresentaram discussões que dialogam com a contemporaneidade e que fazem parte do universo dos adolescentes. Também fizeram visitações aos locais onde Euclides produzia sua obra, a exemplo da sua residência, do escritório de advocacia e da Fazenda Diamantina.
Para encerrar e fechar a Semana de Literatura, a professora de Educação Física, Lorruama Aquino, colocará em prática uma megaprodução artística que envolve histórias literárias e ginástica, que desafia os seus estudantes a trabalharem a sua criatividade e imaginação frente às linguagens verbais e cinematográficas.
Para as professoras orientadoras, o projeto só foi possível de ser concretizado e chegar a essa culminância, pois o grupo docente estava completamente envolvido, sobretudo, Eliana Matos e Edna Bacelar que também são professoras de Linguagens da instituição. Vale ressaltar o papel importante de Meire e Nalli, coordenadoras do Colégio Aprovado, e dos diretores André Souza e Etiene Paulo que contribuíram para que a Semana de Literatura fosse um marco na história do Colégio Aprovado. Por fim, o colégio agradece o empenho e participação de todos os estudantes e funcionários.