Duas mulheres foram mordidas por um cão no centro de Ipiaú, no início da tarde de quarta-feira (26). O primeiro registro do incidente ocorreu na localidade conhecida como Beco da Caixa Econômica. A vítima, Rosimeire Marques de Jesus, moradora da Rua Carlos Borges de Souza, também no centro da cidade, revelou que foi surpreendida com a mordida em uma das suas pernas. O cão estava acompanhado de outros animais.
“Procurei um posto de saúde próximo da rua do cemitério e a enfermeira me falou que não poderia aplicar a vacina antirrábica e que eu teria que monitorar o cachorro durante 10 dias. Como que eu vou monitorar um cachorro de rua?”, indaga Rosimeire.
Após a divulgação do caso de Rosimeire, nossa reportagem foi informada de uma segunda vítima, identificada como Divani Almeida, moradora do bairro Santa Rita. Ela foi mordida pelo mesmo cachorro já próximo a agência do Bradesco, na Praça Ruy Barbosa. Ela conta que foi mordida na perna direita, sendo atendida em um posto de saúde do bairro e devidamente vacinada.
A situação levanta questões sobre ações que devem ser desenvolvidas pelo poder público em relação a grande presença de cães e gatos nas ruas da cidade, a exemplo de campanhas de castração, adoção responsável, educação pública e colaboração com entidades protetoras e abrigos de animais. (Giro Ipiaú)