Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou irregularidades em série na compra de eletrodomésticos e colchões destinados a vítimas das fortes chuvas que atingiram municípios do interior no início de 2022, especialmente no Sul e Extremo-Sul da Bahia.
De acordo com o relatório sobre os repasses realizados pela Superintendência Estadual de Defesa Civil (Sudec), órgão do governo responsável pelo socorro à população afetada por desastres naturais, foram gastos cerca de R$ 2,3 milhões na aquisição de 500 geladeiras, 500 fogões e 7.000 colchões, distribuídos às famílias atingidas de 1º de janeiro a 19 de fevereiro de 2022, mas apenas parte do material teve a entrega comprovada pela Sudec.
Ao todo, destacaram os auditores do TCE, não foram apresentados recibos que confirmassem a doação de 349 geladeiras, 278 fogões e 5.197 colchões às vítimas dos temporais, comprados pela Sudec junto a três empresas: Esmaltec, Atacadão dos Móveis e Vitória Colchões. *As informações são do colunista Jairo Costa Júnior da Coluna Satélite/Correio 24 horas