A comunidade católica de Ipiaú celebra nesta quarta-feira, 16 de agosto, o dia consagrado ao padroeiro do município, São Roque. A data é considerada feriado municipal. O ato religioso será anunciado por uma queima de fogos, à meia noite, e prosseguirá com a Missa Solene, às 10 horas, celebrada pelo Dom Giovanni Crippa, bispo da Diocese de Ilhéus. Às 17 horas acontece a tradicional procissão que percorrerá as principais ruas da cidade. O dia do santo padroeiro será finalizado com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Com o tema: “Vocação: Graça e Missão. Corações ardentes, pés a caminho”, o festejo teve inicio na noite do último dia 7 de agosto, quando aconteceu a abertura do novenário, presidido pelo padre Joelson Dias, pároco local.
Conta-se que a devoção dos católicos de Ipiaú a São Roque vem da primeira década do século passado quando a população sofria com surtos de impaludismo, varíola e outras doenças. Nessa época um padre que viajava de Camamu com destino a Jequié passou pela localidade e o povo foi conversar com ele pedindo que rezasse uma missa ou oração para acabar com as enfermidades.
Diante dos apelos o sacerdote respondeu: “Quem tem força para resolver isto não sou eu e sim São Roque! Vocês tem que fazer uma devoção para ele”. Assim, a população, através da orientação do religioso, iniciou o culto a São Roque que é considerado pela Igreja Católica como o protetor dos doentes.
Durante muitos anos o festejo em louvor ao padroeiro contou com uma programação que envolvia outras atividades além do lado eminentemente religioso, mas por decisão da própria igreja católica essa parte profana foi suprimida. (GIRO/José Américo Castro).