Os fiéis católicos celebraram na tarde dessa terça-feira (16) a tradicional procissão de São Roque, padroeiro do município de Ipiaú. A celebração conduzida pelo padre Joelson Dias, pároco da igreja matriz, marcou o encerramento do novenário que teve início no último dia 07 de agosto com o tema “Vocação: Graça e Missão. Corações ardentes, pés a caminho”.
A procissão, iniciada por volta das 17h, reuniu um grande número de fiéis que saíram da praça Rui Barbosa e percorreram áreas do centro da cidade retornando para o ponto de partida, em frente a Igreja de São Roque.
Dentre os fiéis, algumas autoridades políticas do município. O GIRO registrou a presença da prefeita Maria das Graças, da secretária de saúde, Laryssa Dias, do vereador Ivonilton, Andrea e outras lideranças. O deputado estadual Patrick Lopes também participou da procissão ao lado da prefeita.
A procissão dos fiéis de São Roque, padroeiro do município, é um evento de profunda devoção e significado religioso para a comunidade católica e uma manifestação de fé que transcende o tempo e mantém viva a história e a devoção que surgiu na primeira década do século passado quando a população sofria com surtos de impaludismo, varíola e outras doenças. Nessa época um padre que viajava de Camamu com destino a Jequié passou pela localidade e o povo foi conversar com ele pedindo que rezasse uma missa ou oração para acabar com as enfermidades.
Diante dos apelos o sacerdote respondeu: “Quem tem força para resolver isto não sou eu e sim São Roque! Vocês tem que fazer uma devoção para ele”. Assim, a população, através da orientação do religioso, iniciou o culto a São Roque que é considerado pela Igreja Católica como o protetor dos doentes. (Giro Ipiaú)