O escoamento inadequado de esgoto de residências na Rua Helvécio Cardoso, localizada no bairro Irmã Dulce, tem gerado transtornos e preocupação entre os moradores. Segundo relatos de um residente local, pelo menos seis casas estão despejando parte de seus esgotos diretamente na rua recém-pavimentada. Outras ruas do bairro também tem registrado problemas similares, informa um morador que pediu para não ter seu nome divulgado.
Sem rede de esgotamento sanitária, os proprietários de imóveis nessas áreas utilizam fossas. No entanto, alguns ainda permanecem com a prática de despejar água de pias de cozinha, de lavagem de roupas, de banheiro através de tubulação que vai direto para calçadas e invadem a rua, causando mau-cheiro e impondo risco de doenças, já que os locais alagados atraem insetos, roedores e outros animais transmissores de doenças.
Outro fator são os prejuízos as vias e calçadas, que acabam por ser danificadas com o surgimento de buracos. Além desses impactos negativos, o escoamento de esgoto de forma irregular compromete a qualidade de vida dos moradores, tornando o ambiente desagradável e desvalorizam as propriedades locais.
Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades municipais adotem medidas urgentes para resolver essa questão e coibir o despejo irregular de esgoto e garantir que as residências estejam devidamente conectadas à uma rede de saneamento. (Giro Ipiaú)