*Por Bahia Notícias
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta segunda-feira (11), que deve implantar uma nova configuração para o antigo programa “Pacto pela Vida”. O programa implantado pela primeira vez em 2011, pelo então governador Jaques Wagner (PT), visa reduzir a violência e a criminalidade na Bahia e é uma adaptação ao modelo criado pelo falecido ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
De acordo com Jerônimo, a nova configuração do projeto prevê um conjunto de iniciativas e ações na área da Segurança Pública, que envolvem a articulação com Ministério Público, Defensoria Pública e poderes Judiciário, Legislativo, além de municípios e movimentos sociais.
“Nós sentaremos com o Ministério Público, com Tribunal de Justiça, com a Defensoria Pública, OAB, chamaremos movimentos sociais para apresentarmos, qual é o desenho e o formato desse ‘Pacto pela Vida’. Entendemos que tem municípios que precisam mais urgentemente desse chamamento de ação de Assistência Social de ação de Cultura de ação de esporte de cuidar para ter iluminação pública possa ajudar os ambientes para segurança pública permeável e voltaram ao nosso ambiente”, explicou.
O governador disse ainda que parcerias com o Governo Federal vão também fazer parte da nova configuração do programa, assim como aconteceu em 2011, além da União dos Municípios da Bahia (UPB).
“O governo federal fará em suas diversas instâncias. o nome vamos chamar de impacto, mas se o nome for mudado e vocês entenderão depois. A gente não pode botar uma quantidade de ações muito grande, que eu tenho receio de dispersar. Eu recomendei para que a gente pudesse adequar com mais foco nas nossas ações. O governo não só o governo federal, mas eu vou querer participação da UPB assim como tem de parlamentares, mas o governo federal vai ser fundamental. Nós já temos essa parceria com o desenho passado, eu vou querer continuar tendo isso”, indicou.