Giro Ipiaú

Coluna Na Mira da Notícia – por José Américo Castro

A IIª Conferência Municipal de Cultura de Ipiaú acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de setembro, no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, com a participação de representantes dos diversos segmentos culturais da cidade. “Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social”, é o tema do evento promovido conjuntamente pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (SECULT) de Ipiaú, e o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, com o objetivo de promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural do município. Durante a conferência municipal os participantes terão a oportunidade de eleger propostas relevantes para a cultura local e escolher os delegados que representarão Ipiaú na etapa estadual da conferência. Apresentações musicais, recitais de poemas, exposições de artesanato e artes plásticas, encenações teatrais e outros linguagens da cultura artística fazem parte da programação.

ISSO PODE BRAGA?Estreou na noite da última terça-feira, 12, no YouTube o podcast “Isso Pod Braga? O programa ao vivo é uma produção da Salt Cumunicação e terá como apresentador o artista ipiauense Caio Braga, referência do público jovem, ator e professor de teatro formado em licenciatura pela UESB. O podcast interativo e jovial reunirá diversas personalidades do interior da Bahia e conta com a produção da salt comunicação. Os empreendedores ressaltam que o objetivo é unir diversas tribos em um “rolê” que traz entretenimento, informação e educação, conteúdo inspirador e bate-papos relevantes. O programa de estreia foi marcado por um papo legal com o cantor Sinho Ferrari e o preparador vocal Gustavo Gutenberg. O podcast será postado toda terça feira, às 20horas, no canal de Caio Braga no YouTube. A expectativa é que nessa temporada Caio receba mais de 10 convidados, ainda nesta semana será divulgado os nomes dos convidados para o próximo episódio.
Se ligue, acesse https://www.youtube.com/@issopodbraga

MEMORIAL EUCLIDES NETODurante a Iª Jornada de Pesquisa e Extensão do DCHT – XXI aconteceu uma reunião de trabalho na qual foi proposto à administração central da UNEB o apoio à implantação do Memorial Euclides Neto. A iniciativa se deu após Denise Teixeira (filha do escritor), sinalizar a possibilidade de doação do acervo do pai escritor para a universidade. A ideia teve o pronto apoio da Pró-Reitora de Extensão, Rosane Vieira, após um dialogo com diretora do DCHT-XXI, Izabel Cristina Dias, com o Coordenador do NUPE), Giorgio Gonçalves e com a professora Daniela Galdino,(integrante da equipe PROE) além da professora Williane Corôa e o representante da Secretaria de Municipal de Cultura, Esporte Lazer e Turismo, Marcelo Batista.

O ADOLESCENTE (DES)CONECTADO
Acontecerá no próximo dia 22, às 19 horas, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, o lançamento do livro: “O Adolescente (Des)conectado em Teias de Relações”. A obra é resultante da pesquisa de doutorado da professora/doutora Elenilda Alves Brandão, pelo programa Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador. A pesquisa, apresentada em maio deste ano, tem como linha os estudos sociais e apresenta uma proposta de reflexão não apenas para pais e educadores, mas para todas as pessoas que utilizam as tecnologias digitais da informação e da comunicação na contemporaneidade.

PRESENTE PARA IPIAÚSerá no dia 8 de Dezembro, na Câmara Municipal de Ipiaú o lançamento do livro “Quatro Irmãos e Um Destino”, da autoria do poeta e memorialista Carmelito Andrade Souza, que narra a saga dos irmãos João Silvestre de Souza, Antonio Porfiro de Souza, Maria dos Anjos de Souza e José Joquim de Souza que chegaram em terras do antigo Rio Novo na primeira metade da década de 1930, constituíram famílias cuja descendência chega a mais 300 indivíduos. Os quatro vieram de Amargosa, contando entre 16 e 22 anos de idade. O livro é muito bom. Valiosa fonte de informação. É a reconstituição de uma parte da história de Ipiaú, e sem dúvida será um grande presente para os 90 anos da autonomia política deste município. As atuais e futuras gerações precisam lê-lo, tê-lo sempre, principalmente os membros das famílias Souza, Vieira e Lopes que se consorciaram e estenderam a descendência em quase dois mil indivíduos.

PLENÁRIA DO PTO Partido dos Trabalhadores realiza nesse sábado, 16, no Salão do Plenário da Câmara de Vereadores de Ipiaú, a sua Plenária com o intuito de discutir a organização municipal de base e a formação política. Na oportunidade, também serão iniciados os diálogos sobre a estratégia das eleições de 2024 e realizado um balanço das ações do Governo Federal nesses seis primeiros meses de gestão. Podem participar os petistas que se filiaram ao partido até o ultimo dia 8 de julho. O Presidente do Diretório Municipal do PR, Marcelo Batista, explica que a Plenária será de fundamental importância para organizar o partido no município, e convoca todos os filiados e a militância para prestigiar o evento.

GARRAO time de vôlei Garra Esporte Clube continua honrado o nome de Ipiaú em competições intermunicipais. No último final de semana sagrou-se campeão, na modalidade feminina, da Copa Top Stares, em Ilhéus. A equipe é treinada pelo ex-atleta Wanderlei Amaral e tem as seguintes titulares: Isis Leal , Natasha Pires , Jeane Alves, Jaqueline Fonseca , Camille Tófole, Michele Salomão e Yasmin Schaun.

MANTENDO A TRADIÇÃOApesar dos preconceitos e da intolerância religiosa as religiões de matriz africana resistem e mantém a tradição vinda dos ancestrais. Em Ipiaú o sacerdote Pai Fabio de LogunEdé tornou a realizar, no mês de agosto, a festa em homenagem aos erês Cosme Damião e aos orixás Omolu e Ogum. O evento se estendeu por quatro dias e contou com a presença de centenas de pessoas de todos os segmentos sociais. Na ocasião do cumprimento da obrigação foram servidas comidas típicas do candomblé, a exemplo do caruru de São Cosme e Damião.

SEU ALMIRAlmir da Silva Santos, 89 anos, membro do Grupo de Bem com a Vida, da Terceira Idade, ex-porteiro do Colégio Estadual de Ipiaú (CEI) e do Colégio Academus. Contador de estórias, cantador, pandeirista e sambador do bumba boi da cidade, o Boi Estrela, além de excelente pé de valsa. Ele diz que já foi atraído pela caipora no mangue e que depois de muito embaraço conseguiu se livrar da encantada. Tem nove filho e torce pelo Flamengo. É muito carismático e dono de boa prosa. Merece ser homenageado nas comemorações dos 90 anos de Ipiaú.

REMINISCÊNCIAS DE JEQUIÉEntre outras atrações a Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié na sua sétima edição, ocorrida nos três primeiros dias deste mês, contou com o lançamento do livro “Reminiscências de Jequié”, da autoria do ipiauense Roberto Martins. O evento celebrou os 80 anos de nascimento do poeta, compositor, ator, produtor e agitador cultural jequieense Waly Salomão. Com “Reminiscências de Jequié”, Roberto Martins estende sua obra literária para nove livros, dentre os quais podemos citar “Liberdade para os Brasileiros (1978); “A Repressão e a Liberdade no Brasil–Cinco Séculos de Luta” (1984) e “O Usurário” (1997). Na recente obra, o autor alinha algumas de suas experiências da juventude em Jequié, e traz, na “Orelha do Livro”, um texto do jornalista e escritor Wilson Midlej, o qual transcrevemos na integra. Confira:

“Roberto R. Martins nasceu em Ipiaú, morou depois em Jequié entre os anos 1953/63. Viveu em grandes cidades brasileiras, voltando a fixar-se na Bahia em 1983, em Eunápolis, extremo sul, onde seu pai foi um pioneiro. Nos anos 1970 foi preso político em São Paulo, quando pesquisou e embasou o livro Liberdade para os brasileiros – Anistia ontem e hoje, publicado pela Civilização Brasileira em 1978, alcançando as primeiras colocações entre os mais vendidos. Pesquisou a legislação de repressão política para a OAB/RJ cujo o resultado foi publicado pela instituição, e mais tarde escreveu Segurança Nacional que saiu na coleção Tudo é História, da Brasiliense. Fez uma primeira incursão pela ficção com a novela “O Usurário”. Pesquisou amplamente a região Berço do Descobrimento, produzindo Porto Seguro: história de uma esquecida capitania, editado pela ALBA-Cultural em 2018.Retornou à ficção nos oferecendo a sátira “O prefeito” – romance de costumes políticos brasileiros e depois nos brindou com uma homenagem ao livro, à literatura, à Bahia e à cultura árabe, com: ” O Mercador de Livros”.

RÉGUA E COMPASSO
Ainda falando de Roberto Martins, Wilson Midlej arremata: “Agora ao tratar de suas memórias, nada melhor que começando por Jequié, a cidade que lhe deu “régua e compasso” para a vida, como diz numa das crônicas. Embora haja pinceladas sobre Ipiaú onde viveu até os 7 anos, foi Jequié que ajudou a formá-lo nas escolas, nos livros da Biblioteca Municipal, nas lides estudantis, na iniciação política, nas farras da juventude, na rebeldia própria da idade. Saiu aos 18 anos, passando ligeiro por Salvador, indo parar no Rio de Janeiro, eleito que foi a vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundários-UBES (1963/64).

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro