Maria Andrade, uma garota de 7 anos, residente na Rua São Bartolomeu, bairro Euclides Neto, em Ipiaú, enfrenta uma difícil batalha contra a Neuropatia Óptica. Diagnosticada com essa condição, Maria sofre de fortes dores de cabeça e perdeu a visão do olho direito. Felizmente, após procedimentos médicos, ela conseguiu restaurar parcialmente a visão do olho esquerdo. No entanto, sua visão esquerda está em risco de ser perdida definitivamente se ela não receber o tratamento adequado.
No último sábado, dia 16 de setembro, Maria foi atendida por um especialista na cidade de Salvador, capital da Bahia. O médico solicitou uma série de exames, incluindo o Anti-MOG IiG, um exame fundamental para o diagnóstico correto e o planejamento do tratamento.
Francine Santos Andrade, mãe de Maria, dá detalhes da primeira avaliação com o especialista: “Ele nos passou exames que necessitamos com urgência para que ela já possa entrar com a medicação, que serão imunissupressores, mas esse exame é de alto custo e não faz pelo SUS, infelizmente, chegando a custar até mesmo 5 mil reais. Esses medicamentos ela deve tomar com urgência pois no estado em que ela se encontra, a doença pode vim reincidir e caso ela dê outra crise, pode acometer tanto a visão que foi restaurada, como acometer na medula, foi o que dr. Thiago Fukuda nos relatou, que é o médico que passará a acompanhar ela”.
Diante dessa situação delicada, amigos da família recomendaram fosse disponibilizado um Pix para receber doações que ajudarão a cobrir os custos dos exames e do tratamento médico. O Pix/Chave Celular é 71 98607-0999, em nome de Francine Santos de Andrade.
A família está contando com a solidariedade e o apoio da comunidade para garantir que Maria receba o tratamento necessário para preservar sua visão restante. Qualquer contribuição será de grande valia nessa luta contra a Neuropatia Óptica. (Redação/Giro Ipiaú)